Turismo

Publicado: Quinta-feira, 9 de maio de 2019

Museu da Energia de Itu oferece oficinas gratuitas de arte

Inscrições serão aceitas até o dia 15/5.

Museu da Energia de Itu oferece oficinas gratuitas de arte
Livia Pasqua

Como parte das ações especiais da 17ª Semana Nacional de Museus, que em 2019 explora o tema "Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições", o Museu da Energia de Itu oferecerá, no dia 18 de maio (sábado), duas oficinas gratuitas que exploram arte, cultura e corpo, voltadas a tradições locais e nacionais.

Haverá práticas para adultos e crianças. As atividades serão realizadas pela professora, pesquisadora e artista Lívia Pasqua, do Coletivo Caleidoscópio. Mestra em Educação Física, Lívia é especializada em práticas corporais, com enfoque especial na capoeira, ginástica e artes da cena (teatro e circo).

As vagas são limitadas e é necessário se inscrever para participar, por meio do e-mail itu@museudaenergia.org.br. As vagas ficam abertas até 15 de maio.

Oficina "Resgate e diálogo Arte Utu-Guaçú" - 9 às 12 horas - Público: Adultos
Oficina teórico-prática que visa resgatar as tradições da cidade de Itu, chamada de Utu-Guaçú pelos habitantes originais. A ideia é promover o diálogo entre as diferentes expressões culturais locais, e as manifestações da elite e populares, tais como o Samba Rural, Festa do Divino Salvador, Estouro do Judas, entre outras. 

Oficina "Capolendas" - 14 às 16 horas - Público: Adultos e Crianças
Oficina que possibilita a vivência de movimentos básicos da capoeira, com pequenos desafios impostos pelas personagens das histórias, bem como o conhecimento de lendas que fazem parte da cultura brasileira. Desperta na criança a vontade de aprender e o interesse pela cultura de seu país. Após a experimentação corporal por meio da contação de histórias e os movimentos de capoeira, os participantes da oficina poderão passar para o papel em branco tudo aquilo que foi colorido e divertido em aula, produzindo um material artístico cultural próprio. 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.


Serviço:
Inscrições para oficinas gratuitas até 15/05 no e-mail itu@museudaenergia.org.br
Oficina "Resgate e diálogo Arte Utu-Guaçú" - Inscrições aqui
Oficina "Capolendas" - Inscrições aqui
Mais Informações: (11) 4022-6832
http://www.museudaenergia.org.br

Comentários