Turismo

Publicado: Quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Museu da Energia de Itu comemora 18 anos com programação especial

Entrada gratuita para visitantes e 14º Arte no Beco!

Crédito: Arquivo/Itu.com.br Museu da Energia de Itu comemora 18 anos com programação especial
O Museu da Energia fica no Centro de Itu

Em dezembro, o Museu da Energia de Itu, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, festeja seus 18 anos de existência! Para celebrar a data, de 12 a 16 de dezembro, das 10h às 17h, a unidade terá visitação gratuita para o público em geral.

No programa, as exposições:

• "História, Energia e Cotidiano": remodela esse ano, é composta por objetos e imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento, “História, Energia e Cotidiano” proporciona ao visitante observar como a energia elétrica determinou as intensas transformações do último século que influenciam, até hoje, o comportamento em sociedade, ao proporcionarem um estilo de vida repleto de conforto e praticidade.

• “Fontes e Chafarizes”: A mostra destaca a importância que fontes e chafarizes tiveram para as atividades domésticas urbanas desde os tempos do Brasil Colonial, até o momento em que foram substituídas pelos atuais sistemas de abastecimento de água, fato que as transformou em ornamentos meramente estéticos.

• "Os ituanos e a chegada da luz": realizada a partir do acervo da Fundação Energia e Saneamento e do Museu Republicano Convenção de Itu, também busca revelar quais impressões a implantação do sistema causou nos ituanos, baseando-se no registro em crônicas e notícias nos jornais locais do início do século passado.

Para encerrar a semana comemorativa, no domingo, dia 17, acontecerá a 14ª edição do projeto “Arte no Beco”, das 11h às 16h, com entrada gratuita. O evento tem como missão sensibilizar a população sobre a importância do Centro Histórico e sua preservação como espaço público, além de reunir diferentes expressões artísticas. Realizado pela produtora Motirõ Cultural com apoio do Museu da Energia de Itu, é ponto de encontro de diversas faixas etárias com a diversidade cultural. Em suas 13 edições anteriores, reuniu mais de nove mil pessoas, consolidando-se como um dos principais eventos culturais da cidade, realizado pela iniciativa privada.

As edições do evento contarão com o patrocínio da empresa Gas Natural Fenosa, através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo – ProAC ICMS.

Museu da Energia de Itu

É uma das unidades museológicas que integra a Rede Museu da Energia gerida pela Fundação Energia e Saneamento. O Museu está instalado em um sobrado construído em 1847 e situado no centro histórico da cidade. Nas suas salas, o visitante faz uma viagem no tempo, conhecendo a forma como o cotidiano das pessoas mudou junto com a chegada da energia das antigas lamparinas que queimavam óleo até os eletrodomésticos lançados em meados do século XX, a exposição abrange mais de cem anos de história.

Serviço:
Visitação gratuita ao Museu da Energia de Itu
Data: 12 a 16 de dezembro
Horário: 10h às 17h
Rua Paula Souza, 669, Centro.
(11) 4022-6832
[email protected]  

Comentários