Turismo

Publicado: Segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Jornada pelo Patrimônio começa nesta quinta-feira em Itu

Participantes podem receber um Passaporte Cultural.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Jornada pelo Patrimônio começa nesta quinta-feira em Itu
Capela de Santa Rita

Itu participa, entre os dias 17 e 20 de agosto, da Jornada do Patrimônio, realizada em 15 municípios que possuem Centros Históricos Tombados, mais a cidade de São Paulo. O evento ocorre por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico de Turístico), UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico) e a Prefeitura de Itu junto às Secretarias de Cultura, Educação, Segurança, Trânsito e Transporte e Turismo, Lazer e Eventos.

As atividades, todas gratuitas, começam na quinta-feira, dia 17, com um workshop de Conservação e Restauro do Patrimônio Artístico da Igreja Nossa Senhora Candelária de Itu, com o Conservador e Restaurador Júlio de Moraes responsável pelas atuais intervenções neste espaço. No sábado, dia 19, será apresentado o filme “Crônica da Demolição” do cineasta Eduardo Ades.

Já no domingo, dia 20, os interessados poderão passear pelo Centro Histórico da cidade e receber um Passaporte Cultural que será carimbado cada vez que o visitante passar por um ponto turístico determinado. Serão dois roteiros, Igrejas e Monumentos ou Museus e Espaços Culturais, que serão de escolha do participante. Em cada um dos pontos indicados, o visitante receberá um carimbo de presença e, ao completar todo o percurso da atividade proposta deverá retirar um selo especial na Casa da Praça, comprovando que completou toda a atividade.

O Certificado será enviado via e-mail. Cada ponto estará sinalizado com banner do evento, e haverá um monitor para acompanhar a visita destacando aspectos particulares de cada Bem Cultural e realizar o carimbo.

Encerrando as atividades João Arruda apresenta, às 17h, na Praça Padre Miguel (Matriz), um show gratuito. Violeiro, cantor, compositor e pesquisador das culturas tradicionais, desde o início de sua carreira busca trazer elementos de diversos cantos do mundo, como violas artesanais de cabaça, violas nordestinas e tambores. Brincando com as sonoridades e com o público, traz diferentes cores aos sons da cultura popular brasileira e da América latina.

Programe-se e participe, todas as atividades são gratuitas:

17 de agosto - quinta-feira
14h e 18h - Workshop Conservação e Restauro do Patrimônio Artístico da Igreja Nossa Senhora Candelária de Itu, com o Conservador e Restaurador Júlio de Moraes responsável pelas atuais intervenções neste espaço.
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária
Rua Dr. José Elias s/nº, Centro
40 vagas – inscrição pelo telefone (11) 4886-9746 ou (11) 4886-9747

19 de agosto - sábado
14h e 17h - Exibição do filme “Crônica da Demolição” do cineasta Eduardo Ades, seguido de debate com Técnico da UPPH/Condephaat Carlos Mourão e Diretor de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Itu Emerson Castilho.
Local: Auditório da Prefeitura de Itu
Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro

20 de agosto - domingo
Das 10h às 16h - Roteiros visitáveis
Local: Centro Histórico de Itu – retirada do Passaporte Cultural na Casa da Praça, localizada na Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro ou demais pontos participantes

Roteiro 1 - Igrejas e Monumentos:
Cruzeiro de São Francisco
Igreja do Bom Jesus – Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus
Igreja de São Benedito
Capela de Santa Rita
Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária
Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo
Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
Museu do Quartel – Regimento Deodoro
Casa da Praça

Roteiro 2 - Museus e Espaços culturais:
Espaço Cultural Fábrica São Luís
Museu da Música – Itu
Museu da Energia Itu
Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu – MAMHI (Ituano Clube)
Museu de Arte e Música Sacras Padre Jesuíno do Monte Carmelo (Ituano Clube)
Mercado Municipal de Itu
Museu Republicano “Convenção de Itu”
Casa da Praça

15h30 - Palestra “Qual história conta nosso patrimônio?" com o historiador Marcelo Leite e membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro 

17h – Show gratuito João Arruda
Violeiro, cantor, compositor e pesquisador das culturas tradicionais, desde o início de sua carreira o artista busca trazer elementos de diversos cantos do mundo, como violas artesanais de cabaça, violas nordestinas e tambores. Brincando com as sonoridades e com o público, traz diferentes cores aos sons da cultura popular brasileira e da América latina.
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro

Leia mais: www.jornadadopatrimonio.sp.gov.br

Comentários