Turismo

Publicado: Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Itu celebra 80 anos de tombamento da Igreja Matriz

Bicentenário da morte do Padre Jesuíno também será lembrado.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Itu celebra 80 anos de tombamento da Igreja Matriz
Igreja Matriz de Itu

Em razão dos 80 anos de tombamento da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária de Itu como Patrimônio Nacional e do bicentenário do falecimento do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, a cidade de Itu contará com uma programação especial no próximo dia 23 de fevereiro (sábado). A série de eventos será composta por seminário, visita técnica à Igreja Matriz e um concerto musical.
         
A realização é do Museu de Arte Religiosa e Música Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo que pertence à Secretaria de Cultura e do Patrimônio Histórico da Prefeitura da Estância Turística de Itu. As celebrações contam com o apoio do Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio - PPG PMUS da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO/ Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST e do Sincomércio.

Às 9h, terá início o Seminário 80 anos de tombamento da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária de Itu como Patrimônio Nacional. Contando com palestras, debates e homenagens, o seminário ocorrerá no Auditório do Sincomércio (Rua Maestro José Vitório, 137). A palestra de abertura do Seminário será proferida pela Professora Doutora Myrian Ribeiro especialista nos estilos do Barroco Brasileiro. A entrada livre até lotação do auditório, não havendo necessidade de inscrição.
         
Já às 14h, será promovida uma Visita Técnica à Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, conduzida pelo professor doutor Percival Tirapeli. Para participar da visita técnica é obrigatória a inscrição, que deve ser realizada exclusivamente pelo e-mail: emerson.castilho@itu.sp.gov.br.
         
Durante a noite, a partir das 20h, com apoio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária de Itu e do Coral Vozes de Itu e do Museu da Música Itu ocorre a Cerimônia de Homenagem ao Bicentenário de falecimento do Padre Jesuíno do Monte Carmelo e aos 80 Anos de Tombamento da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária de Itu como Patrimônio Nacional. Este último evento, com entrada franca e livre, também será na própria Igreja Matriz.
         
A cerimônia será dividida em duas partes, sendo a primeira formada por homenagens a personalidades ligadas à preservação patrimonial. O segundo momento da solenidade contará com uma apresentação musical do Coral Vozes de Itu, sob a regência dos Maestros Luís Roberto de Francisco e Paulo Zeppini, trazendo obras de compositores mineiros e ituanos.

Comentários

Ariza Centro Veterinrio