Turismo

Publicado: Segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Globo Rural exibe Ação Educativa do Museu da Música de Itu

Programa mostrou o trabalho realizado com estudantes da cidade.

Crédito: Reprodução/Globo Rural Globo Rural exibe Ação Educativa do Museu da Música de Itu
José Hamilton Ribeiro entrevista a professora Maristela Casagrande

Na semana dos 35 anos do programa, o Globo Rural apresentou o segundo episódio da série de reportagens sobre os ritmos populares que vieram do campo. Entre os exemplos de trabalhos para que a música sertaneja seja reconhecida, o programa exibiu um trecho da Ação Educativa “A moda da viola”, realizada pelo Museu da Música de Itu.

O jornalista José Hamilton Ribeiro entrevistou a professora Maristela Casagrande e também a aluna Maria Luiza para mostrar como o projeto busca aproximar esta cultura dos jovens. Assista a matéria completa exibida no dia 11 de janeiro!

A ação educativa busca atingir estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Itu, de maneira lúdica e envolvente, tratando a música caipira como patrimônio cultural regional. Para tanto foi preparado um conjunto de atividades que permitem a experiência dos alunos em relação à moda de viola, o cururu, a catira, além de compreenderem a estrutura da língua portuguesa falada em nossa região.

O projeto é resultado de parceria entre o Museu da Música, mantido pelo Instituto Cultural de Itu (associação de amigos do museu) e a Secretaria Municipal de Educação do município.

Comentários