Turismo

Publicado: Quarta-feira, 26 de julho de 2017

Festival Lado B promove roda de conversa no Museu da Energia

Encontro irá falar sobre espaços de memória.

Crédito: Caio Mattos Festival Lado B promove roda de conversa no Museu da Energia
Roda de conversa no Museu da Energia de Itu abordará as questões dos espaços de memória

Neste sábado, dia 29 de julho, das 14 às 17 horas, o Museu da Energia de Itu recebe a roda de conversa “Museus e Espaços de Memória”, com a participação dos historiadores Fernanda Morais, Marco Luz, Marco Ribeiro e Rafael Barbi. A ação, que trará uma reflexão sobre os museus na atualidade e sua relação com a comunidade, entre outras questões, integra a programação do Festival Lado B. Voltado à valorização da cultura alternativa e independente na cidade, o evento promoveu, durante o mês de julho, a realização de oficinas, palestras, shows, música, cinema, teatro e outras intervenções artísticas em diversos locais de Itu.

A roda de conversa ainda integrará a discussão de temas como museus públicos e privados e os setores educativos. “Abordaremos os educativos e suas múltiplas funções no espaço museológico. Considerando os novos paradigmas dos museus na contemporaneidade, assumindo suas funções sociais, os setores educativos emergem como elos fundamentais entre as estruturas rígidas dos museus e a comunidade.”, explica Fernanda Morais, historiadora e educadora do Museu da Energia de Itu desde 2011.

Além de Morais, o bate-papo terá a presença do historiador Rafael Barbi, representante regional de Sorocaba do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM/SP) e diretor-proprietário da Pró-História Assessoria, Gestão e Projetos Culturais; do pesquisador Marco Ribeiro, do Museu da Música, e do historiador Marco Luz.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

As ações de 2016 da Fundação Energia e Saneamento (Rede Museu da Energia e Núcleo de Documentação e Pesquisa) têm o patrocínio, via Lei Rouanet/MinC, das empresas AES Eletropaulo, Comgás e CPFL Energia.

Serviço:
FESTIVAL LADO B: RODA DE CONVERSA NO MUSEU DA ENERGIA DE ITU
Quando? Sábado, 29 de julho de 2017, das 14 às 17 horas
Onde? Museu da Energia (Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu/SP)
ENTRADA GRATUITA
Informações: (11) 4022-6832 ou [email protected]
www.museudaenergia.org.br

Comentários