Turismo

Publicado: Sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Feira educativa gratuita é aberta no Museu da Energia de Itu

Mostra traz curiosidades sobre o combustível.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Feira educativa gratuita é aberta no Museu da Energia de Itu
Prefeito de Itu Guilherme Gazzola, Danilo Kostenko da Gas Natural Fenosa, Rita Martins da Fundação Energia e Saneamento e Sabrina Souli da Motirõ Cultural

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Uma nova atração já está disponível para visitação no Museu da Energia de Itu. Trata-se da feira educativa "Energia Total, Gás Natural", que retorna à unidade em uma versão compacta, trazendo curiosidades sobre a origem, as formas de uso e as vantagens ambientais do gás natural.

A abertura da mostra ocorreu na noite de 8 de novembro reunindo autoridades, representantes da Gas Natural Fenosa, da Fundação Energia e Saneamento, do Museu da Energia de Itu e a imprensa em um coquetel que celebrou essa parceria público-privada que busca disseminar a cultura e a educação na cidade. 

Estiveram presentes no evento o prefeito Guilherme Gazzola, a primeira-dama Patricia Müller Gazzola, o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos Vinícius Salton, o engenheiro Danilo Kostenko chefe do setor de grandes soluções de mobilidade da Gas Natural Fenosa, Rita Martins diretora executiva da Fundação Energia e Saneamento e Sabrina Souli, produtora da Motirõ Cultural.

A feira educativa gratuita já passou por seis cidades da região de Sorocaba e recebeu mais de 10 mil pessoas, entre os anos de 2012 e 2013. Agora retorna ao museu de Itu com uma estrutura menor, mas mantendo a interatividade e a dinâmica na apresentação do que é o combustível, de onde ele vem, seus usos e os benefícios que traz para quem o utiliza e para o planeta.

Voltada tanto ao público escolar, quanto à população interessada, a feira engloba a apresentação de um vídeo animado sobre o gás natural, que apresenta a origem, a extração e as vantagens advindas dessa energia, além de uma atividade em que é possível conhecer suas inúmeras aplicações. Ao final, os participantes recebem um gibi customizado, com informações e atividades acerca do universo do gás natural.

A mostra permanece aberta ao público até 31 de março de 2018, com horário para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. A entrada é gratuita! O museu fica na Rua Paula Souza, 669, Centro - Itu/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4022-6832. 

Arte no Beco


O evento também marcou a parceria da Gas Natural Fenosa com o projeto Arte no Beco, já bastante conhecido do público ituano, para a realização de sua 14ª edição. O aporte acontece por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo – ProAc ICMS, com o apoio da Fundação Energia e Saneamento, mantenedora do Museu da Energia de Itu.

O projeto Arte no Beco ocorre no passeio público Marcos Steiner Neto, ao lado do Museu da Energia e está previsto para 17 de dezembro de 2017; 4 de fevereiro de 2018; 15 de julho de 2018 e 11 de novembro de 2018, sempre das 11h às 16h, com entrada franca.

O Arte no Beco tem como missão sensibilizar a população sobre a importância do centro histórico e sua preservação como espaço público, além de reunir diferentes expressões artísticas. Realizado pela produtora Motirõ Cultural com apoio do museu, é ponto de encontro de diversas faixas etárias com a diversidade cultural, a exemplo da música, artesanato, gastronomia, meio ambiente, museu, artes cênicas, entre outros. Em suas 13 edições anteriores, já reuniu mais de nove mil pessoas, consolidando-se como um dos principais eventos culturais da cidade.

Comentários