ponto-turístico-estradaparque

Fazendas Históricas de Itu: descubra os encantos do interior paulista

Publicado: Quarta-feira, 28 de maio de 2014 por Jéssica Ferrari


Histórias, tradição, cultura e lazer são alguns dos atrativos

Murilo Gagliardi/Itu.com.br
Foto
Fazenda do Chocolate em Itu

Por Jéssica Ferrari

Se o café é hoje uma das bebidas mais populares do Mundo, muito se deve a ITU. O município abrigou dezenas de fazendas históricas onde se plantou e colheu incontáveis grãos desta delícia, ajudando assim o comércio cafeeiro a ganhar força e se tornar uma das principais atividades econômicas do país. Aqui, o sabor ganhou um tempero exageradamente gostoso, que acompanhado de uma boa prosa, conquistou e ainda conquista muitos turistas.

Atualmente, os ciclos da agricultura deram espaço ao Turismo Rural na cidade, prática consagrada que atrai milhares de pessoas em busca de lazer e descanso, todos os anos. Afinal, a cultura do interior também é riquíssima quando o assunto é a receptividade.

"As fazendas ituanas não só representam a história da cidade, mas o reflexo econômico e arquitetônico do Brasil, guardando os costumes e a cultura dos bandeirantes, que desbravaram os sertões e fundaram as vilas que, mais tarde, se tornaram cidades. O modo de vida do caipira ainda está impregnado na paisagem local, guardando nossas raízes", conta Maria Sofia Vidigal Pacheco e Silva, presidente da Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo Regional (Prótur).

E não são só as ricas histórias e o grãozinho marrom escuro que convidam a uma visita à Itu. As belas paisagens, que misturam a simplicidade da natureza com a sofisticação de estruturas, criam um charme especial em algumas fazendas. Já outras apostam no aconchego das coisas singelas do campo, ou nas atividades educativas e recreativas.

Em Itu, o contato com a natureza é divino. Toda a cidade é recheada de interação com o verde. As fazendas históricas guardam riquezas em seus cenários, como lagos, piscinas naturais, cachoeiras e trilhas em meio à mata nativa. É possível ainda ter interação com diversos animais como aves caipiras, exóticas, animais silvestres e répteis. Algumas fazendas oferecem cavalgadas e fazendinhas.

E quando o ar puro se mistura com o cheirinho de comida caseira, mais uma vez o interior paulista conquista o coração dos turistas. Entre as tradições dos ituanos ainda se mantém o fogão à lenha. O seu gostinho especial divide espaço com pratos mais elaborados, agradando a todos os tipos de paladares.

Em algumas fazendas há pequenos museus que ajudam a contar a história do local, noutras encontramos a narrativa a céu aberto. Há roteiro pedagógico sobre o café e também sobre o chocolate. Diversos produtos artesanais podem ser encontrados em muitos destes locais, e permitem ao turista levar um pedacinho da fazenda na mala de volta para a casa, depois de uma verdadeira aula de história.

"A importância do turismo rural é a diferença para a atratividade das nossas fazendas. Depois de passarem por diversos ciclos econômicos, o turismo transformou as propriedades, ressaltando o cotidiano do interior e apostando na culinária caipira, que guarda quitutes e o modo de fazer únicos. Gradativamente, as fazendas souberam aproveitar as suas riquezas para se moldarem ao turista, reunindo hotelaria, passeios, gastronomia, agricultura orgânica e história, resultando em uma experiência de contato com a natureza", revela Maria Sofia.

Muitos são os atrativos de Itu, mas com certeza as fazendas são um encanto à parte. Elas guardam as histórias e tradições do interior, fortificando a cultura deste país e garantindo a preservação de nossas raízes. Mas também são um convite ao lazer em meio a natureza, com opções para toda a família. Venha descobrir!

Conheça algumas das fazendas históricas de Itu:

Chácara do Rosário
Construída em 1756, a Chácara do Rosário é conhecida também como a Casa do Bandeirante. Um lugar imperdível, que recebe grupos e promove cavalgadas e eventos abertos com comida caseira, violeiros e muito mais. Saiba mais!

Fazenda Cana Verde
A Fazenda Cana Verde combina simplicidade com bom gosto, em um ambiente rústico que oferece conforto, sem perder o charme da vida no campo. A cozinha tem cheiro e sabor especiais, e as acomodações são cheias de segredos e lembranças. Leia mais!

Fazenda Capoava
Inserida no programa Roteiros de Charme, esta fazenda histórica reúne o charme do passado com o conforto dos dias de hoje. O seu restaurante traz o melhor da comida brasileira. E sua hospedagem é em chalés muito bem decorados. Leia mais!

Fazenda do Chocolate
Deliciosa fazenda tricentenária, que tem se dedicado ao turismo rural há quase 30 anos. Ótima para passar o dia com a família, fazer cavalgadas ou participar de roteiros culturais, comprar produtos artesanais, comer deliciosos doces e muito chocolate. Leia mais!

Fazenda e Camping das Pedras
A Fazenda das Pedras já tem quase 40 anos de atividade turística. Oferece atrações aquáticas, fazenda temática, saborosa comida e hospedagem em ampla área rural. O espaço é um convite para quem ama natureza e liberdade. Leia mais!

Fazenda Santo Antônio da Bela Vista
A Fazenda Santo Antônio da Bela Vista trabalha há anos com o turismo rural pedagógico sobre o café. Seu projeto “Do Cafezal ao Cafezinho” atrai diversos visitantes e ensina todos os processos de preparação da bebida. Leia mais!

Tags: itu, passeios, cultura, turismo, café, turismo rural, meio ambiente, fazendas, hospedagem, natureza, gastronomia, história, cavalos, cavalgadas, turismo pedagógico, onde se hospedar, programa familiar, tradição, fazendas históricas

  • Comentários

Ranking

Notícias mais lidas

  1. 1. Camping Cabreúva promove "Esquenta pré-Carnaval"

Período: últimos 7 dias