Turismo

Publicado: Quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Crianças têm visitação gratuita no Museu da Energia de Itu em outubro

Exposições e ações educativas são atrações!

Crédito: Arquivo/Itu.com.br Crianças têm visitação gratuita no Museu da Energia de Itu em outubro
Entrada do Museu da Energia de Itu

Durante todo o mês de outubro, crianças de até 12 anos terão visitação gratuita no Museu da Energia de Itu. A iniciativa acontece em função do Dia das Crianças, que é comemorado no dia 12 de outubro.

Entre as atrações que podem ser vistas no Museu da Energia estão as exposições “Os ituanos e a chegada da luz”, “Fontes e Chafarizes”, “A luz do Nobel” e “História, Energia e Cotidiano”, além de ações educativas especiais, que serão realizadas aos finais de semanas na Brinquedoteca da unidade e que contarão com jogos produzidos a partir de materiais recicláveis (boliche, argola, peteca, etc.), jogos de tabuleiros (dama, ludo, gamão, entre outros) e jogos educativos (Os Simpsons e Logorama).

Abaixo, sinopses das exposições da unidade:

Os ituanos e a chegada da luz: Na mostra o público poderá conhecer como se deu a chegada da iluminação pública na cidade e a evolução do sistema, desde os tempos dos postes a querosene até o fornecimento atual por energia elétrica. Realizada a partir do acervo da Fundação Energia e Saneamento e do Museu Republicano Convenção de Itu, a exposição leva o público a uma viagem ao passado, apresentando os fatos mais importantes que envolveram a iluminação em Itu, como a figura do "homem vagalume", responsável por acender os lampiões públicos; o ambiente das festas de interior iluminadas por mortiças e candeias; a primeira tentativa de iluminação elétrica, feita pelos irmãos Valentini em 1904; entre outras curiosidades. Os visitantes poderão, ainda, conferir objetos, mapas, jornais, fotografias e até uma área cenográfica que reproduz a antiga agência de atendimento da São Paulo Tramway Light and Power Co, companhia responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade durante cinco décadas.

Fontes e Chafarizes: A exposição apresenta textos informativos, imagens, notícias de jornais, poesias e mapas que buscam relembrar a importância que as bicas públicas tiveram para a história dos centros urbanos e para a cidade de Itu. A mostra destaca ainda a importância que fontes e chafarizes tiveram para as atividades domésticas urbanas desde os tempos do Brasil Colonial, até o momento em que foram substituídas pelos atuais sistemas de abastecimento de água, fato que as transformou em ornamentos meramente estéticos. Exibe também fotos de algumas das mais conhecidas fontes do Brasil e do Mundo com destaque para a Fonte Marilia de Dirceu, em Ouro Preto, Minas Gerais e a Swarovski Fountain, em Innsbruck, na Áustria, entre outras.

A Luz do Nobel: A mostra traz ao público informações sobre a evolução dos estudos da luz e suas propriedades a partir das produções científicas de ganhadores do Prêmio Nobel de Física. Além de apresentar a biografia do inventor sueco Alfred Nobel (1833 – 1896) e a origem da premiação criada em seu nome, a exposição destaca, por meio de textos, ilustrações e experimentos, os estudos de figuras importantes da Física, como Nils Gustaf Dalén (1869-1937), Albert Einstein (1879-1955), Isamu Akasaki (1929), Hiroshi Amano (1960) e Shuji Nakamura (1954), entre outros, que protagonizaram o debate científico dos séculos XIX e XX e foram contemplados pelo Prêmio Nobel por trabalhos desenvolvidos no campo da luz.

História, Energia e Cotidiano: Exposição sobre o uso doméstico da energia. O conteúdo aborda aspectos sociais e ambientais, apresentando módulos relacionados à evolução das luminárias caseiras e urbanas, eletrodomésticos lançados em meados do século XX, entre outros.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

Serviço:
Mês da Criança - De 1 a 31 de outubro
Entrada gratuita para crianças de até 12 anos no Museu da Energia de Itu
De terça a domingo - das 10h às 17h
Atividades da Brinquedoteca: dias 10, 11, 17, 18 de outubro, das 10h às 17h
Local: Rua Paula Souza, nº 669 - centro - Itu (SP) 13300-050
Telefone (11) 4022-6832

Comentários