Turismo

Publicado: Segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Conselheiros e população ituana se reúnem para falar sobre Turismo

COMTUR Itu abriu sua reunião mensal para o diálogo.

Conselheiros e população ituana se reúnem para falar sobre Turismo
Encontro ocorreu no auditório do Sincomercio

O Conselho Municipal de Turismo de Itu (COMTUR) recebeu mais de 60 pessoas entre cidadãos, conselheiros e agentes do trade, para um bate-papo sobre o Turismo em Itu e região no dia 12 de setembro, no Sincomercio.

O presidente do COMTUR Itu, Evangelista Alves Pinheiro, apresentou um breve histórico do Conselho e sua atuação no município, ressaltando a importância da participação e engajamento das instituições e da sociedade civil, na busca por políticas públicas na área de turismo para o município.

O evento também com a participação de. Fábio Grizoto, turismólogo, guia de turismo da Secretaria Municipal de Turismo Lazer e Eventos, que apresentou os resultados obtidos através do Observatório de Turismo, dados relevantes para compreensão do potencial turístico do município e que permitem reconhecer não apenas os êxitos do bom trabalho do trade, mas as deficiências que precisam ser corrigidas.

O assunto Regionalização através do Roteiro dos Bandeirantes também foi pauta deste encontro. O projeto que reúne as cidades de Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, São Roque, Cabreúva, Itu, Salto e Porto Feliz, iniciado no final da década de 1990 e que nos últimos anos vem se fortalecendo através do trabalho de excelência da PROTUR e SENAC, foi apresentado pela Diretora de Regionalização da PROTUR, Maria Sofia Vidigal Pacheco e Silva.

Também teve a palavra o Secretário Municipal de Turismo Lazer e Eventos, Vinicius Salton, que apresentou um panorama dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria.

Após as apresentações, os presentes puderam trazer questionamentos sobre a aplicação das verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios. Turísticos (DADETur), a relação dos ituanos com a cidade e os desafios de desenvolver o sentimento de pertencimento e amor pelo município, a criação de calendário de eventos como ocorrem em outras cidades como Parati, Tiradentes.

Na segunda parte do evento, realizou-se a divulgação e premiação da marca vencedora do Concurso Marca do Turismo de Itu, criado pelo COMTUR Itu com apoio da Secretaria Municipal de Turismo Lazer e Eventos. A votação popular reuniu 410 votos, e foi realizada através de formulário eletrônico, disponível nas redes sociais do Conselho Municipal de Turismo Lazer e Evento e divulgado pela imprensa.

A Marca Vencedora é de autoria de Vítor Ventola Bravi, Bacharel em Design Gráfico pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, possui experiência como Designer Gráfico auxiliando empresas, organizações e pessoas através do desenvolvimento de comunicação visual, branding e mídia on / offline. O vencedor é um entusiasta de fotografia, tipografia, ilustração e design para cinema e TV.

Conselheiros e população ituana se reúnem para falar sobre Turismo

A Nova Marca do Turismo em Itu:

A marca destaca a importância histórica de Itu, e sua representatividade da cultura caipira paulista. A inspiração para o símbolo é uma das principais igrejas da cidade, a Nossa Senhora da Candelária, ícone da arquitetura colonial tão presente em todo o centro histórico. A palavra Itu representa o elemento humano, formas rústicas, assimétricas e alongadas que aparentam crescer, contrastando com o símbolo geométrico. As cores representam a diversidade cultural, artística e histórica, remetendo também às construções coloniais (amarelo) à natureza (verde) e ao amor da população acolhedora (vermelho).


Sobre o COMTUR Itu:

O Conselho Municipal de Turismo de Itu (COMTUR) é um órgão de caráter consultivo, deliberativo e de assessoramento ao Executivo Municipal, na matéria relativa ao desenvolvimento turístico do Município, visando à coordenação de esforços entre o Poder Público e a Sociedade Civil. Foi criado pela Lei nº 804, de 13 de fevereiro de 2007, quando congregava também a Cultura. Em 2010, desvinculando os conselhos de cultura e turismo, foi aprovada a Lei nº 1222 que “Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e dá outras providências”.

Para saber mais sobre o COMTUR acesse: Google+ || Facebook || Blogger || Twitter

Comentários