Turismo

Publicado: Quinta-feira, 24 de maio de 2012

Conheça o Brasil de ponta a ponta!

Site agrupa informações sobre turismo, hospedagem e serviços

Crédito: SETUR/MA Conheça o Brasil de ponta a ponta!
Lençois maranhenses

Por Camila Bertolazzi

O Brasil - que nesta década sediará grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 – consolida sua posição de destaque e precisa estar preparado para receber visitantes de todas as partes do planeta. Além disso, o mundo vem se encantando cada vez mais com um país de belezas naturais incontáveis, clima agradável e povo hospitaleiro. Some-se a isso a recente ascensão à classe média de milhões de brasileiros que querem viajar e conhecer seu país e teremos um cenário único.

Surge, então, o Portal Turismo Brasil, nossa sugestão da série Web do Bem dessa semana!

“Nosso objetivo é participar deste momento, e contribuir oferecendo a esse público um portal de acesso organizado e o mais completo com informações de atrações turísticas, locais para hospedagem, pontos de alimentação e compras, e todo tipo de informação para que o ‘Portal Turismo Brasil’ se consolide”, afirma o presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Nelson de Abreu Pinto.

Com uma média mensal de 13 mil acessos desde o mês de agosto de 2011, quando foi lançado oficialmente, o Portal Turismo Brasil já conta com mais de 40 mil registros. “O diferencial deste site é que não estão cadastradas apenas cidades turísticas. A ideia é que todas as cidades brasileiras estejam inseridas na busca, uma vez que esta inserção é gratuita”, explica Valdinei Castelan, professor sorocabano que desenvolveu o portal. Hoje aproximadamente 3.200 cidades têm algum tipo de informação no portal.

Segundo o professor, o bom relacionamento com as Secretarias de Turismo dos estados e também dos municípios, torna o sistema de alimentação do site mais ágil. “As secretarias nos fornecem imagens e dados para alimentarmos o sistema. Temos cidades de todos os estados brasileiros cadastradas”.

O pedido da Confederação Nacional do Turismo foi acertado em solicitar que as redes sociais mais usadas atualmente estivessem integradas ao portal. Segundo Castelan, é possível compartilhar as informações e também sugerir novas inserções através do Facebook, por exemplo.

O período de concepção do Portal Turismo Brasil foi curto. “Em oito meses desenvolvemos o site e criamos as ferramentas de busca. Em paralelo, uma equipe cadastrava as informações, digitando os dados recebidos das secretarias”, revela Castelan.

Para sugerir um comércio, hotel, ou ponto turístico, Castelan afirma que é preciso apenas efetuar um cadastro no site e indicar sua sugestão. A partir deste momento, a equipe da empresa DPI, que desenvolveu todo o sistema, entra em contato com o usuário para confirmar as informações e torná-las disponíveis para pesquisa no site. Não é preciso pagar nada para efetuar consultas ou enviar sugestões de dados.

Comentários