Turismo

Publicado: Sexta-feira, 17 de março de 2017

COMTUR Itu realiza segunda reunião do ano e aprova projetos

Propostas serão submetidas ao DADETUR/2017.

No dia 14 de março, realizou-se a segunda reunião ordinária do COMTUR Itu, que tratou sobre os Projetos que serão apresentados ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR/2017), a atualização dos trabalhos dos GTs e a situação das instituições conselheiras que não atualizaram o cadastro.

A reunião contou com a presença do Secretário Municipal de Turismo Lazer e Eventos, Sr. Vinicius Salton, da Diretora de Turismo, Sra. Célia Maria Toledo e da Gestora de Projetos a Arquiteta Regina Barnabé, que apresentaram os Projetos Arquitetônicos e responderam às dúvidas dos conselheiros.

Sobre os Projetos

Entre 10 e 13 de março do corrente, o COMTUR realizou a análise dos Planos de Aplicação DADETUR/2017 desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Turismo Lazer e Eventos, trata-se de indicações preliminares de Revitalização do Mercado Municipal e Entorno.

Sem tempo hábil para convocar uma reunião extraordinária, a Diretoria do COMTUR desenvolveu um formulário para a análise dos conselheiros, que foram tabulados e todas as considerações apresentadas à Secretaria e estão disponíveis na Ata da Reunião (https://conselhoturismoitu.blogspot.com.br/p/atas.html).

Trabalhos dos GTs

Os GTs do Projeto Sinalização Turística, da Revisão da Lei do COMTUR, e Revisão do Plano Diretor de Turismo (PDT), realizaram encontros presenciais e virtuais para dar encaminhamento aos trabalhos. Todos indicaram as próximas ações que serão realizadas. Ainda não determinou-se prazo para a finalização dos trabalhos.

Situação das Instituições Conselheiras

Após o expirar o novo prazo de atualização, os Conselheiros deliberaram que as instituições que manifestaram interesse em permanecer deverão apresentar o documento de indicação dos representantes.

As instituições que demonstraram intenção de se desligar (Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região – ACERVIR e Conselho Comunitário de Segurança – Itu – CONSEG) deverão apresentar uma carta solicitando o procedimento.

E as instituições que não se manifestaram até o momento (Associação de Turismo Rural do Médio Tietê – ASTUR; Associação do Artesão de Itu; Associação dos Romeiros de Itu; Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp; Conselho das Sociedades de Amigos de Bairros e da Cidade de Itu – CONSABCI; Consórcio Intermunicipal do Polo Turístico do Alto Tietê – Roteiro dos Bandeirantes; Imperial Turismo) serão excluídas do mailing e terão suas cadeiras inativas.

Sobre o COMTUR Itu

O Conselho Municipal de Turismo de Itu (COMTUR) é um órgão de caráter consultivo, deliberativo e de assessoramento ao Executivo Municipal, na matéria relativa ao desenvolvimento turístico do Município, visando à coordenação de esforços entre o Poder Público e a Sociedade Civil. Foi criado pela Lei nº 804, de 13 de fevereiro de 2007, quando congregava também a Cultura. Em 2010, desvinculando os conselhos de cultura e turismo, foi aprovada a Lei nº 1222 que “Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e dá outras providências”.


Próxima Reunião:
Data: 11 de abril de 2017
Horário: 17h
Local: Museu da Energia de Itu
Rua Paula Souza, 669, Centro – Itu/SP

Comentários