Turismo

Publicado: Segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Como Itu é vista pelos turistas?

Descubra como os guias de turismo podem mudar essa visão!

Como Itu é vista pelos turistas?
Os turistas que visitam o município, não fazem ideia da grandiosidade que Itu carrega na sua história
Por Jéssica Ferrari
 
Itu recebe milhares de turistas todos os anos, só em 2008 foram aproximadamente 500 mil visitantes, de acordo com estimativa da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos da cidade. Segundo o guia de turismo, Fabio Luis Grizoto, os turistas que visitam o município não fazem ideia da grandiosidade que Itu carrega na sua história.
 
Para mudar essa visão dos turistas, entram em cena os guias, profissionais credenciados junto ao Ministério do Turismo, que transmitem as informações sobre a história e as tradições da cidade, além de informar os visitantes sobre os eventos locais. “Os guias de turismo são o cartão de visitas. São eles que cuidam da receptividade, vendem os produtos, fazem a propaganda positiva”, comenta a guia de turismo Ana Kelly Freire, conhecida como “Pipoca”.
 
Esses profissionais tentam passar a quem visita a cidade, que algumas horas passeando apenas pela praça principal, não é suficiente para conhecer tudo o que Itu possui de beleza e história. É preciso que se planeje a visita, e que ao chegar à cidade o turista se informe na Secretaria de Turismo, e não apenas passe pelos pontos turísticos, observe e vá embora.
 
Fabio explica que muitos visitantes entram na Secretaria pensando que ela é um museu. Mesmo depois de descobrirem a real função do casarão o turista não procura se informar. Outros se esquecem que estão passeando e literalmente correm pelas ruas da cidade. “Quando isso acontece, eu tento fazer o turista parar e me escutar, faço com que ele aos poucos consiga entender a história de cada ponto turístico, assim ele acaba percebendo que Itu não tem só exageros e só uma praça, mas sim muitas histórias e lugares que não podem ser visitados apenas em um dia, como eles costumam achar.”
 

 
Quando essa ação rende resultados, os turistas mudam sua visão inicial da cidade, e se surpreendem. Fabio comenta que eles ficam admirados com tantas informações que eles nem imaginavam. “Quando fui para Itu não tinha tantas expectativas, pensei que não tinha muito o que visitar, mas acabei indo embora sem ter tempo de conhecer todos os lugares”, conta a turista Mariana Maciel, da cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul.
 
Para a guia Pipoca, não adianta nada mudar a visão dos turistas, se a cidade não está preparada para recebê-los. “Muitos comerciantes não sabem como atender o cliente de forma adequada, e nem valorizam os guias que os levam até lá”. Outro problema do setor turístico da cidade são os locais de informação, e de visitação, que fecham nos finais de semana e feriados, justamente quando o fluxo do turismo é maior. O jornalista, Raul Carvalho, considera que esse tipo de problema é causado pela falta de bom senso dos responsáveis. “A primeira cidade do Estado de São Paulo a receber o título de ‘Estância Turística’ continua patinando. São quase que pedidos para que a cidade turística funcione nos feriados e fins-de-semana. Será que é pedir muito?”.
 
Para que Itu possa ser bem apresentada, é preciso que haja mais atenção com os visitantes, e que os profissionais de turismo sejam mais valorizados, pois “o público que vem com visita agendada e que contrata profissionais locais, recebe não só orientações, mas carinho e atenção, vão embora encantados com a cidade e voltam sempre”, finaliza Pipoca.
Comentários