Turismo

Publicado: Terça-feira, 16 de setembro de 2014

2ª Semana de Turismo reunirá diversos eventos em Itu

Festividades ocorrem entre os dias 21 e 27 de setembro.

2ª Semana de Turismo reunirá diversos eventos em Itu
A Chácara do Rosário irá sediar no dia 22 de setembro uma reunião do Roteiro dos Bandeirantes

Entre os dias 21 e 27 de setembro ocorre a 2ª Semana de Turismo da Estância Turística de Itu, que reunirá diversos eventos como o lançamento da reforma do parque Cidade da Criança, apresentação do projeto de restauração da antiga Estação Ferroviária de Itu e da revitalização da Estrada Parque, além de oficinas e palestras sobre temas ligados ao turismo.

As festividades serão encerradas no dia 27 de setembro (sábado), Dia Mundial do Turismo, com um passeio rural pela Fazenda Concórdia e Armazém do Limoeiro, com transporte gratuito, disponibilizado pela organização. Os interessados em participar do passeio, podem se inscrever na Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, até o dia 23 (terça-feira), das 8 às 17 horas. As vagas são limitadas.

Confira a programação completa:

Dia 21 de setembro, domingo

08h30 – Abertura da 2ª Semana do Turismo – Caminhada pelo Eixo Histórico de Itu. Saída da Praça Dom Pedro I e chegada na Praça Padre Miguel (Matriz).

16h00 – Lançamento da reforma do Parque Cidade da Criança, com a presença de autoridades. Local: Parque Cidade da Criança, Vila Roma.

Dia 22 de setembro, segunda-feira

08h30 – Homenagem a “Olavo Valente Almeida”. Local: Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, Praça da Independência (Carmo), Centro.

09h00 – Oficialização do quadro da Carta Régia “A Fidelíssima”. Local: Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, Praça da Independência (Carmo), Centro.

14h00 – Reunião do Roteiro dos Bandeirantes, com apresentação sobre a história do local e divulgação do folder do roteiro. Local: Chácara do Rosário, Avenida Vital Brasil, s/nº - Antiga Estrada Velha Itu/Salto.

15h00 – Confraternização dos profissionais de Turismo. Local: Chácara do Rosário, Avenida Vital Brasil, s/nº - Antiga Estrada Velha Itu/Salto.

Dia 23 de setembro, terça-feira

09h00 – Café com Turismo, com apresentação do projeto de restauração da Estação Ferroviária de Itu. Local: Sede da Antiga estação ferroviária, na Praça Gaspar Ricardo, s/nº, Centro.

15h00 – Palestra sobre formas de atuação do Observatório Estadual de Turismo e como implantá-lo. Local: Auditório do Centro Estudos do Museu Republicano, na Rua Barão do Itaim, 140, Centro.

Dia 24 de setembro, quarta-feira

08h00 – Oficina sobre Educação Patrimonial para guias de turismo. Local: Museu Republicano “Convenção de Itu”, na Rua Barão do Itaim, 67, Centro.

14h30 – Visita do Grupo da Melhor Idade ao Eixo Histórico de Itu. Saída da Praça da Independência (Carmo) e chegada na Fábrica São Luiz.

Dia 25 de setembro, quinta-feira

08h00 - Oficina sobre Educação Patrimonial para guias de turismo. Local: Museu Republicano “Convenção de Itu”, na Rua Barão do Itaim, 67, Centro.

14h00 – Apresentação do projeto de revitalização da Estrada Parque. Local: Espaço de eventos “O Rancho”, na Estrada Parque.

Dia 26 de setembro, sexta-feira

15h00 – Palestra sobre o tema “A Importância da Preservação do Patrimônio Histórico para a Atividade Turística”. Local: Auditório do Regimento Deodoro (Quartel de Itu), na Praça Duque de Caxias, 284, Centro.

20h00 – Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial do Turismo, com apresentação do pré-projeto do Plano Diretor de Turismo, pela Prefeitura de Itu e entrega de honrarias. Local: Câmara de Vereadores de Itu, Rua Barão do Rio Branco, 28, Centro.

Dia 27 de setembro, sábado

12h00 – Dia Mundial do Turismo, com passeio rural pela Fazenda Concórdia e Armazém do Limoeiro, encontro de violeiros, cururu e degustação da culinária caipira. O transporte é gratuito, sendo as refeições cobradas à parte. Vagas Limitadas. Inscrições na Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, até 23/09.

Programação sujeita a alterações. 

Comentários