Notícias

Quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SWU encerra 2ª edição com sucesso de público e promessa de melhorias

A segunda edição do festival SWU foi encerrada em Paulínia, depois de três dias de música e de debates sobre sustentabilidade. Criado há apenas um ano e meio, mas já um dos principais festivais de música do país, o evento termina sua edição com números que atestam sucesso e com a atenção voltada para sua constante evolução e cuidados com o público e com o meio ambiente. 

Números

O II Fórum Global de Sustentabilidade SWU reuniu 29 palestrantes nacionais e internacionais. Entre eles estiveram presentes os músicos Neil Young e Bob Geldof, a atriz Daryl Hannah, a Nobel da Paz Rigoberta Menchú e a ex-ministra Marina Silva. Com transmissão ao vivo pela SWU TV, o fórum foi visto por mais de 1,5 milhão de pessoas e cerca de 3 mil pessoas passaram pelo Theatro Municipal de Paulínia, onde ocorreram os debates.

O SWU teve 73 atrações musicais, que se apresentaram em três palcos e em uma tenda eletrônica. Entre os destaques, Peter Gabriel, The Black Eyed Peas, Kanye West, Snoop Dogg, Duran Duran, Chris Cornell, Faith No More, Alice In Chains, Lynyrd Skynyrd, Megadeth, Stone Temple Pilots e Hole, além de atrações brasileiras como Raimundos, Ultraje a Rigor, Marcelo D2 e Zé Ramalho. Entre todas as atrações houve um cancelamento, da banda Modest Mouse, cujo equipamento não foi entregue a tempo pela transportadora contratada pela banda para a apresentação.

De acordo com a organização, o festival reuniu um público de 179 mil pessoas nos três dias – 64 mil pessoas no primeiro dia, 45 mil no segundo e 70 mil pessoas no terceiro, um aumento de mais de 10% em relação ao ano passado. Auxiliados por um efetivo de segurança que ultrapassava os mil homens, incluindo policiais militares, civis e segurança particular, além de um moderno sistema de vigilância eletrônica, o evento teve um número mínimo de ocorrências policiais. Os boletins de ocorrência – quase a totalidade por furtos, foram de 78 no primeiro dia, 50 no segundo e 12 no último.

O mesmo efeito decrescente foi verificado nos registros de atendimentos médicos: 600 no primeiro dia, quando a cidade registrou temperaturas acima dos 30°; 192 no segundo dia e 120 no último dia. No sábado, primeiro dia do evento, houve um atraso de uma hora na abertura dos portões, em função de trabalhos de inspeção da PM dentro da Arena. Nos outros dias, os portões foram abertos no horário estipulado.

Ainda de acordo com os organizadores, o acesso ao festival foi tranquilo e organizado durante todo o evento. Não foram registrados acidentes nas rodovias no entorno da arena e as retenções máximas chegaram a 300 metros. A expectativa da organização é reciclar 100% do lixo recolhido na arena do festival.

“Dia 15 é feriado, descanso para todos nós. Mas no dia 16 começa a preparação do SWU 2012”, anunciou Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, idealizador do evento, confirmando que a terceira edição do festival acontecerá novamente em Paulínia, mas não mais em novembro, e sim em setembro ou outubro.