Notícias

Segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Marina Silva e José Eli da Veiga palestrarão no SWU

O 2º Fórum Global de Sustentabilidade SWU, que acontece entre os dias 12 e 14 de novembro, em Paulínia, anuncia dois brasileiros de peso em seu line-up de palestrantes: a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o professor e pesquisador José Eli da Veiga.

Os dois se juntam a um time de palestrantes que já inclui os músicos Neil Young e Bob Geldof, a Nobel da Paz Rigoberta Menchú, os ambientalistas Celine Cousteau e David Rotschild, e o diretor da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana, entre muitos outros.

Em sua segunda edição este ano, o Fórum de Sustentabilidade SWU promoverá três dias de debates e discussões em torno de ideias, experiências e propostas para a sustentabilidade, reunindo especialistas no tema, ativistas, ambientalistas, pessoas, empresas e organizações que já atuam em benefício de um mundo mais sustentável. O evento acontece no Theatro Municipal de Paulínia e é paralelo ao festival de música SWU.

Marina Silva

Há quatro anos, a ex-senadora Marina Silva foi eleita pelo jornal inglês The Guardian como uma das 50 pessoas que podem salvar o planeta. Com quase 30 anos de vida pública, já foi vereadora, deputada estadual, senadora e ministra do Meio Ambiente no governo Lula. Reconhecida por seu trabalho em defesa dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável, teve como uma de suas maiores conquistas o Plano de Ação para Prevenção e o Controle do Desmatamento da Amazônia Legal, que contou com o esforço integrado de 14 ministérios. Graças ao projeto, o ritmo de desmatamento da Amazônia caiu 57% em três anos, passando de 27 mil km² para 11 mil km² ao ano. Mais de 1500 empresas ilegais foram desmanteladas e 700 pessoas foram presas.

Em 2007, no mesmo ano em que recebeu o destaque do jornal The Guardian, Marina Silva também conquistou o Champions of the Earth, principal prêmio da ONU na área ambiental. Logo depois, ganhou a medalha Duque de Edimburgo, diretamente das mãos do príncipe Philip, da Inglaterra, em reconhecimento à sua trajetória e luta em defesa da Amazônia. Há dois anos, foi homenageada em Oslo, Noruega, com o prêmio Sophie, da Sophie Foundation, concedido a pessoas e organizações que se destacam nas áreas ambientais e do desenvolvimento sustentável. Também em 2009, recebeu da Fundação Príncipe Albert 2º de Mônaco, o Climate Change Award, em reconhecimento à sua contribuição para projetos na área do meio ambiente, ações e iniciativas conduzidas sob a ótica do desenvolvimento sustentável.

José Eli da Veiga

José Eli da Veiga foi um dos primeiros estudiosos a se dedicar ao tema do desenvolvimento sustentável, já a partir do início da década de 70. Atualmente é professor titular do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), pesquisador do Núcleo de Economia Socioambiental (NESA) e orientador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (IRI-USP). Além de assinar artigos científicos nacionais e internacionais, se destaca também como autor de livros. Já publicou 19 títulos, entre eles, “Desenvolvimento Sustentável - O desafio do século XXI”, “Desenvolvimento Sustentável: Que bicho é esse?” e “A Emergência Socioambiental”.

Eli da Veiga começou a se especializar em desenvolvimento sustentável há cerca de 40 anos, quando o conceito não estava ainda amplamente disseminado, período em que trabalhava no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), na França, e também concluía sua dissertação de mestrado, sobre os Planos de Desenvolvimento dos Estabelecimentos Agrícolas. Na França, José Eli da Veiga concluiu o mestrado em Economia Agrícola e o doutorado em Desenvolvimento Econômico e Social. Fez também estágios pós-doutorais nas universidades de Londres, Califórnia, Paris, Milão e Cambridge.

Já exerceu função em cargos públicos, como Secretário do Conselho Brasileiro de Desenvolvimento Rural Sustentável, Superintendente Regional do INCRA, em São Paulo, e Técnico do Ministério da Agricultura em Portugal.

Também é colaborador das colunas de sustentabilidade do jornal Valor Econômico e da revista Página 22.

Fórum 2011

O 2º Fórum Global de Sustentabilidade terá, ainda, a participação do surfista e fundador da Waves For Water, Jon Rose; o diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani; a ativista e diretora do estúdio de música Premises Studios, Julia Craik; a filha do músico Peter Gabriel e uma das criadoras do Voice Project, Anna Gabriel, e seu marido Hunter Heaney; a estilista americana Donna Karan; William McDonough e Michael Braugart, da empresa de design sustentável Cradle to Cradle; o cientista israelense David Cahen, chefe do Departamento de Energia Alternativa do Instituto Weizmann de Ciências de Israel; e o presidente da ONG britânica SolarAid, Steve Andrews; entre outros.