Notícias

Sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Fundação faz mobilização contra alterações no Código Florestal no SWU

A Fundação SOS Mata Atlântica realizou, durante o Festival SWU, uma mobilização contra o projeto de lei que modifica o Código Florestal brasileiro. A ação contou com a extensão de uma faixa em um balão do Projeto Tietê Vivo, debates sobre o assunto no Fórum de Sustentabilidade do evento e coletas de milhares de assinaturas para um abaixoassinado sobre a questão.

As assinaturas coletadas serão entregues ao Congresso Nacional e a presidenta Dilma Rousseff. O projeto de lei modifica o Código Florestal, enfraquecendo a proteção às florestas e promovendo um retrocesso no combate ao desmatamento.

Um exemplo dos riscos das mudanças nessa lei é a possibilidade de escassez de água, uma vez que a proposta diminuiu a mata ciliar nas margens dos rios, entre outros impactos. “Hoje nós sabemos que uma função que a mata ciliar possui é de ser corredor de biodiversidade. Por aí circula fauna. Evita que venham venenos que possam contaminar outras regiões. Evita que venha terra do mau uso do solo para dentro da água”, afirma Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.

Versões online do abaixoassinado estão disponíveis em www.florestafazadiferenca.org.br e www.sosma.org.br