Notícias

Segunda-feira, 7 de novembro de 2011

2º Fórum Global de Sustentabilidade SWU anuncia programação completa

Foto
O jornalista Gilberto Dimenstein foi confirmado para o Fórum de Sustentabilidade

O Fórum Global de Sustentabilidade SWU divulgou a programação completa do evento, que acontece em Paulínia, de 12 a 14 de novembro, e anunciou mais quatro palestrantes. São eles: Fabio Feldman, militante do movimento ambientalista; o jornalista Gilberto Dimenstein; o estilista Oskar Metsavaht; e a pesquisadora Carla Mayumi.

Eles completam o time de 27 palestrantes do evento, que tem o apoio oficial do Pacto Global da ONU – maior iniciativa de sustentabilidade do mundo corporativo – e já conta com a presença de personalidades como os músicos Neil Young e Bob Geldof, a Nobel da Paz Rigoberta Menchú e a atriz Daryl Hannah, entre outros.

O advogado e administrador Fabio Feldman vem atuando na área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável desde os anos 70, como militante, parlamentar, secretário de Estado e, atualmente, consultor. Foi fundador de diversas entidades não-governamentais.

Oskar Metsavaht é fundador e vice-presidente da Associação Brasileira dos Empreendedores Amigos da UNESCO. É um criador multidisciplinar que transita entre áreas como a moda, o audiovisual, o design de mobiliário, ações socioambientais e expedições. Sua principal atividade é a direção de estilo e criação da marca Osklen, que busca utilizar e desenvolver novos materiais voltados para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O jornalista Gilberto Dimenstein está ligado às causas sociais em parceria com pesquisadores do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em um programa de internet de incentivo para que as cidades se transformem em comunidades de aprendizagem.

A pesquisadora Carla Mayumi é co-fundadora da agência Box1824, que desenvolve projetos que buscam um novo olhar e entendimento sobre a sociedade. Carla é uma das responsáveis pela pesquisa “O Sonho Brasileiro”, um estudo aberto que ouviu os jovens brasileiros para entender seus valores, a forma como enxergam o país, os papéis que se propõem a desempenhar e os cenários futuros em que se vêem atuando.

Em sua segunda edição, o Fórum SWU promove, mais uma vez, três dias de debates e discussões em torno de ideias, experiências e propostas para a sustentabilidade. O evento acontece no Theatro Municipal de Paulínia, dentro da área onde será montado o festival SWU.

O Fórum é aberto para quem tem ingressos para o festival, mas, como as vagas são limitadas, para garantir a participação o público interessado deve fazer inscrição prévia pelo portal Swu.com.br.

O 2º Fórum Global de Sustentabilidade SWU terá dois painéis de debates por dia, um de manhã (das 10 às 13 horas) e outro à tarde (das 14 às 17 horas). A mediação será feita, mais uma vez, pela jornalista e apresentadora Renata Simões. O público poderá participar mandando perguntas por escrito e através das redes sociais.

Programação

Dia 12 de novembro

Manhã - Painel 1: Desafios, impactos e interesses de um planejamento estratégico
Palestrantes: Neil Young; Matthias Stausberg; David Cahen; José Eli da Veiga
Tarde - Painel 2: Inclusão e bem estar social para além de fronteiras culturais e econômicas
Palestrantes: Rigoberta Menchú; Laís Bodansky; Gilberto Dimenstein; Oskar Metsavaht

Dia 13 de novembro

Manhã - Painel 3: Oportunidades e limites do modelo de desenvolvimento sustentável
Palestrantes: Marina Silva; Mário Mantovani; Bill McDonough; Carla Mayumi
Tarde - Painel 4: Novas responsabilidades: preservar e transformar pelo resgate de identidades
Palestrantes: Daryl Hannah; Virgílio Viana; M. K. Asante; The Voice Project; Manuel Cunha

Dia 14 de novembro

Manhã - Painel 5: Água – Segurança hídrica: conflitos gestão e compromissos
Palestrantes: David De Rothschild; Céline Cousteau; Fabio Feldman; Jon Rose; Milena Boniolo
Tarde - Painel 6: Mobilização em tempos de crise
Palestrantes: Bob Geldof; SolarAid; Julia Craik; Donna Karan; Dagmar Garroux