Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Virada Sustentável 2016 reúne mais de 800 eventos gratuitos em SP

Evento ocorre de 25 a 28 de agosto. Confira programação!

Virada Sustentável 2016 reúne mais de 800 eventos gratuitos em SP
Virada Cultural 2016

Virar suas ideias, repensar e virar a sua cidade. Este é o convite da 6ª Virada Sustentável, que ocorre de 25 a 28 de agosto, com mais de 800 eventos gratuitos, em mais de 100 locais na cidade de São Paulo. Seu objetivo é difundir e ampliar a informação sobre sustentabilidade na sociedade, utilizando a arte e atividades lúdicas como principais ferramentas, inspirando as pessoas a enxergarem na sustentabilidade um valor coletivo.

Sua programação recheada traz aos participantes oficinas, exposições, feiras, rodas de conversa, música, teatro, dança, performance, cinema, palestras, seminários, pedaladas, gastronomia, debates, desfile, jogos e outras atividades multidisciplinares. Clique aqui e veja a programação completa!

O grande problema da Virada Sustentável é estar numa atividade maravilhosa e ter que perder mais uma duzia que estão no mesmo horário. Entre as centenas de eventos recomendamos o Fala Sampa, que está nesse ano no Parque do Ibirapuera na UMAPAZ. Serão 3 auditórios e 3 tendas apresentando o falar e o ouvir da cidade de São Paulo.

Educação! Um dos auditórios do Fala Sampa está reservado durante todo o final de semana para discutir Educação. A programação é bastante variada, trazendo uma concepção mais ampla e atual de educação de crianças, jovens e adultos.

No sábado pela manhã abrimos essa jornada com uma vivência de quebra de paradigmas educacionais com Ana Thomaz. No período da tarde Inês Cozzo traz conceitos da neurociência para desenvolver a cooperação, e na sequência uma atividade musical para crianças e adultos com Ricardo Arroio e Rodrigo Assad. O dia se encerra com um lanche de confraternização.

No domingo teremos uma prática poética para adultos com o prof. Ruy Espírito Santo, e yoga para crianças. Após o almoço, teremos uma roda de conversa sobre um tema central para a educação: a escuta. Dona Êda do CIEJA Campo Limpo, Adriana Friedmann do Mapa da Infância Brasileira, Renata Idargo da Sociedade em Redes, Antonio Lovato da Ashoka e Virada Educação e Angelo Costa do Instituto Tellus, apresentarão suas metodologias de dar voz a crianças e educadores. A mediação será de Tathyana Gouvêa, doutora em educação. O encerramento desses dois dias de vivências e reflexões se dará com uma dança circular celebrativa, facilitada por Deborah Dubner.

Jornalismo! A jornalista Ana Carolina do Amaral diz: “As primaveras já não são silenciosas. Dos anos 60 para cá, o planeta dá sinais mais evidentes de seus limites; a compreensão científica se expande; governos, empresas e movimentos sociais buscam dar conta da gestão do ambiente. E para contar as histórias de um mundo em profunda transformação, o jornalista ambiental se reinventa.”

E convida para uma roda de conversas nesse sábado de manhã: “vamos conversar com jornalistas que não se contentam em correr atrás de boas fontes; eles buscam também novas tecnologias, abordagens, narrativas e até novos modelos de negócio para o Jornalismo Ambiental - profissão que tem papel-chave para uma virada à sustentabilidade.” Veja mais: http://jornalismoambiental.com

Política! CoCriar o futuro desejável de nossa política. Outro momento imperdível é o Vem pra Roda com a Lala Deheinzelin. Como a Economia Criativa, Economia Compartilhada, Economia Colaborativa, Economia Multimoedas e tantos outros nomes para o que a Lala chama de Fluxonomia 4D, interagem e desenham o futuro da política? O objetivo é mapear e visibilizar as iniciativas e ferramentas de gestão colaborativa. Mais informações no http://novapolitica.com.br

Saúde! O Fala Sampa apresenta um mergulho no futuro da saúde. Uma saúde alinhada com a Sustentabilidade e o SER de ser humano! A chamada medicina funcional, ou medicina do estilo de vida (Lifestyle Medicine) está cada vez mais ocupando o espaço rumo ao nosso bem estar. Vânia Assaly estará conduzindo com um grupo de convidados essa conversa. Não perca essa oportunidade! Principalmente para os terapeutas de todas as áreas! Mais informações: http://lifestylemedicine.com.br

Transformação! Despertando o Sonhador, seminário que vai ser conduzido por Erik Friend, vindo do México especialmente para este evento. O objetivo é incentivar cidadãos globais e engajados – “pró-ativistas”, que trabalhem com entusiasmo para transformar as próprias ideias e o jeito de agir, e também para mudar sistemas sociais e estruturas mais amplas que impedem a criação do mundo onde queremos viver, para nós e nossos filhos." Ha uma urgência, e este seminário nos provoca de forma construtiva a colocar a mão na massa!

Mais um momento especial é a vinda do Walter Link para o Brasil para conduzir a roda de conversa “COCRIANDO O MUNDO QUE A GENTE SABE QUE É POSSÍVEL”. Diante de tantos desafios no Brasil e no exterior pode ser difícil ver que existem movimentos de mudança no mundo inteiro e em São Paulo. Ha movimentos de parcerias criando uma nova civilização e descobrindo a riqueza da nossa diversidade, integrando e inspirando soluções em todos os setores da sociedade.  Junte-se a Walter Link, Renske Van Grinsven e os empreendedores sociais da Ashoka, numa contemplação consciente plena e ação transformadora para co-criar um mundo que está aguardando que seu potencial seja desenvolvido por cada um nós.

Serviço:
Dia 27 e 28 de AGOSTO - Próximo Sábado e Domingo!
No Parque Ibirapuera (UMAPAZ) Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A

Incrições: http://bit.ly/falaumapaz

Fala Sampa: http://falasampa.com

Virada Sustentável: http://viradasustentavel.com

UMAPAZ (Fala Sampa): http://umapaz.com

Virada Sustentável em Itu

O movimento de mobilização colaborativa acontece em prol da sustentabilidade e organiza o maior festival do tema do Brasil. Começou em São Paulo e já se estendeu para Manaus, Valinhos e Porto Alegre. E chegará também até os ituanos. Alan Dubner já entrou em acordo com o idealizador André Palhano, para trazer a Virada Sustentável a Itu.

Em 2015, o evento-espaço "Fala Sampa" foi realizado dentro da programação da Virada Sustentável e contou com o trabalho especial de um grupo de Itu, integrando a organização e a programação do encontro. Para a edição futura na Terra dos Exageros, a ação promete novamente envolver pessoas, organizações e instituições para atuarem juntas na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Comentários