ponto-turístico-orelhao

Sites amigos do Planeta Terra

Publicado: Sexta-feira, 30 de novembro de 2012 por Deborah Dubner


Dicas para você saber e agir mais!

Nos últimos anos, as iniciativas sustentáveis têm crescido em progressão geométrica. Graças às possibilidades da mídia social, as pessoas estão se juntando para agir localmente, pensando globalmente.

Selecionamos alguns dos inúmeros sites e movimentos ambientais, para você começar. Descubram outros e compartilhem no espaço de comentários.

www.5elementos.org.br - A ong 5 Elementos é um Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental, fundada em São Paulo em 1993, que busca a construção de uma sociedade democrática e sustentável. O principal objetivo é aprofundar a relação das pessoas com o Meio Ambiente, promovendo uma Educação Ambiental emancipatória e transformadora. O site apresenta diversos projetos ambientais realizados pelo Brasil e inúmeras informações úteis, que podem ajudar você a se mobilizar mais em relação a essas questões.

www.carbonobrasil.com - Criado para colaborar na conscientização de que a biodiversidade mundial só continuará a existir se houver desenvolvimento sustentável, para permitir a sobrevivência das futuras gerações. Preocupado com a degradação ambiental, o projeto estimula a criação de políticas de preservação do meio ambiente.

www.cidadessolares.org.br - Cidades Solares é uma iniciativa feita pela parceria entre a ONG socioambiental Vitae Civilis e a Diretoria Solar da associação brasileira dos fabricantes de equipamentos de refrigeração, ar-condicionado, ventilação e aquecimento (DASOL/ABRAVA). A iniciativa está focada inicialmente na disseminação e incentivo da tecnologia solar térmica com o ideal de servir de modelo para replicação. Incentiva as boas práticas do uso dos aquecedores solares e uma expansão de informações sobre o conceito mais amplo de uma cidade solar que servem de base para inspirar os cidadãos a fomentar políticas sustentáveis para as cidades. Além de informações sobre esse tema, você encontrará uma série de boas práticas desenvolvidas em iniciativas em todo mundo. Elas servem de inspiração e exemplo para tornarmos todas as cidades brasileiras, cidades mais solares e melhores para se viver.

http://www.conexoessustentaveis.org.br - A iniciativa Conexões Sustentáveis: São Paulo - Amazônia busca mobilizar as cadeias de valor dos setores da pecuária, da madeira e da soja através de pactos setoriais para a preservação da floresta amazônica e seus povos. No site você encontrará notícias do tema, bem como pactos setoriais, código de conduta, lista suja e muito mais.

www.ecoar.org.br – site para pessoas que acreditam que a prática da educação ambiental deve objetivar o desenvolvimento de conhecimentos, valores, atitudes, comportamentos e habilidades que contribuam para a sobrevivência.

www.ethos.org.br - O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização sem fins lucrativos, que nasceu em 1998 e tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. É uma referência internacional, desenvolvendo projetos em parceria com diversas entidades no mundo todo.

www.fiocruz.br– site da Fundação Oswaldo Cruz que consiste em Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico.

www.greenpeace.org.br  - O Greenpeace existe há mais de 30 anos e tem como principal objetivo defender o Planeta. No Brasil, a primeira ação do Greenpeace foi diante da Usina Nuclear Angra 1 (RJ), em 26 de abril de 1992. É uma entidade sem fins lucrativos que caracteriza-se por sua atuação internacional ativista, protegendo a biodiversidade, evitando a poluição e o esgotamento do solo, oceanos, água e ar, na busca de acabar com as ameaças nucleares e promover a paz. O site traz milhares de dicas e informações importantíssimas como campanhas, greendicas, notícias, biblioteca, etc.

www.ibama.gov.br – site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis. Mostra os serviços e campanhas nacionais do instituto.

www.idec.org.br – o Instituto de Defesa do Consumidor trabalha diariamente pelas ações que protegem o consumidor em questões relacionadas a qualidade de serviços e produtos, muitas delas ligadas ao Meio Ambiente. Oferece informações de relevante importância para você, que se preocupa com seus direitos e quer fazer dessa terra um melhor lugar para viver.

www.lixo.com.br  - Um site para quem quer aprender o que fazer com a parte reciclável do seu lixo.

www.mercadoetico.com.br  – O megaportal virtual é voltado para a sustentabilidade, investimentos socialmente responsáveis, governança e cidadania corporativas, comércio justo, consumo consciente, qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho, entre outros temas que colaboram para salvar o nosso planeta. Blogs, sustentabilidade de A a Z e muitas informações importantes fazem parte desse portal.

www.planetasustentavel.com.br  – Site que traduz o movimento sustentável da Editora Abril. Separa os temas em ambiente, energia, casa, cidade, lixo, desenvolvimento, saúde, educação, cultura e atitude. Tem uma área voltada apenas para crianças e outra para educadores.

www.sosma.org.br - Portal da Ong SOS Mata Atlântica que desenvolve projetos voltados para recuperar e preservar o bioma original da mata. Muitos deles estão vinculados a Itu e região.

www.wwf.org.br  - A Rede WWF é a maior organização global de conservação da natureza. Com quase cinco milhões de associados distribuídos em cinco continentes, seus escritórios desenvolvem milhares de projetos em todo o planeta. No site você encontra as principais informações sobre o meio ambiente mundial.

Tags: meio ambiente, sustentabilidade, sites

  • Comentários