Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 15 de julho de 2015

Sistema de contêineres subterrâneos é implantado em Itu

Inovação foi trazida a partir de exemplos europeus.

Crédito: Daniel Assis de Alcântara/Prefeitura de Itu Sistema de contêineres subterrâneos é implantado em Itu
Praça da Independência (Largo do Carmo) possui dois contêineres subterrâneos

A cidade de Itu possui agora o sistema de deposição e coleta de resíduos por meio de contêineres subterrâneos. A inovação foi trazida a partir de exemplos europeus. Este novo sistema está atendendo locais onde há resíduos, sem prejudicar a circulação de pedestres e carros e sem poluir visualmente importantes pontos turísticos de Itu.

Isto ocorre porque a deposição do resíduo se dá através de uma lixeira com tampa de aço inoxidável instalada sobre o pavimento. Este modelo prevê a eliminação de odores e a lixeira, diferente dos contêineres externos, não concorre o espaço público com as pessoas.

Os contêineres subterrâneos têm capacidade de 3 m³ (três metros cúbicos) de armazenamento e neles são destinados rejeitos e materiais recicláveis. A operação de remoção dos resíduos é realizada sempre à noite, sem risco de atravancar o trânsito local.

No total são oito contêineres subterrâneos instalados em seis locais da cidade: dois na Praça da Independência (Largo do Carmo), dois na Praça Pe. Miguel (Largo da Matriz), um na Praça Duque de Caxias (Largo do Quartel), um no Paço Municipal, um na Av. Herculano de Godoy Passos e um no Fórum (Av. Goiás, Bairro Brasil).

Conscientização

Visando conscientizar os comerciantes do Centro Histórico sobre este novo sistema, na manhã desta quarta-feira, dia 15 de julho, uma equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma campanha para explicar o funcionamento do sistema.

Comentários