Sustentabilidade

Publicado: Domingo, 20 de março de 2016

Semana das Águas em Itu é celebrada com roda de Dança Circular

O tema foi "Planeta Azul: nossa casa!".

Crédito: Alan Dubner/Itu.com.br Semana das Águas em Itu é celebrada com roda de Dança Circular
Semana das Águas foi comemorada com Danças Circulares em Itu

Na manhã de 17 de março, integrando a programação da Semana das Águas, ocorreu no Bosque Alceu Geribello uma roda de Danças Circulares com o tema “Planeta Azul: nossa casa!” Estiveram presentes cerca de 40 participantes, em união e cooperação diante da diversidade e do momento delicado pelo qual está passando o Brasil.

“Além do tema da água e do cuidado com o planeta, procurei enfatizar o momento do Brasil, no sentido de cuidar de nossas ações e daquilo que emanamos para a nossa comunidade. Chamei o foco para a consciência da ESCOLHA daquilo que queremos conectar e do que queremos espalhar. Então, dedicamos nosso movimento, energia, pensamento e sentimento ao Brasil. Vibramos o nosso melhor, acreditando na jornada e no tempo, para que se faça a necessária transformação. Exercitamos nossos passos, trazendo a plena consciência de que a mudança começa dentro de cada um de nós” reflete a focalizadora Deborah Dubner.

No repertório de danças, foram escolhidas: "No coração da Terra" – Pantanal (coreografia de Guataçara Monteiro e João Paulo Pessoa); Nossa Casa" (coreografia de Estela Gomes); “Hi'ilawe", música criada por Israel Kamakawiwo'ole para a maior cachoeira que existe no Hawaí (coreografia de Deborah Dubner); Wash your spirit clean" - purificando e deixando o espírito limpo. (música xamânica e coreografia de Stefan Freedman); "Filhote do filhote" (coreografia de Renata Carvalho Lima Ramos); "Meditação da Flor", trazendo a intenção de plantar e semear as melhores intenções de semente, para um florescimento saudável e digno no Brasil (coreografia gestual de Nanni Kloke).

Semana das Águas

A programação da Semana das Águas deste ano é destinada a todos que se interessem pelo tema das águas, do meio ambiente e da educação ambiental. Os objetivos são resgatar e valorizar nossa ligação com a Terra, rever ações e compartilhar reflexões sobre como vamos cuidar das águas, através de oficinas, dança, brincadeiras e conversas. O foco este ano é a “água virtual”, ou seja, o volume de água utilizado na produção de qualquer bem ou produto, seja de origem animal, vegetal ou mineral, dando uma visão mais abrangente sobre o consumo consciente da água. A programação é toda gratuita e segue até o dia 23 de março.

Danças Circulares no Bosque Alceu Geribello

A roda de Dança Circular no Bosque Alceu Geribello iniciou em 2012, na Semana das Águas. A atividade ocorre semanalmente, todas as quintas-feiras, das 10h às 11h30 e é gratuita. Qualquer pessoa pode participar, e não necessita experiência anterior. Por ser um local aberto, a roda é cancelada em dias de chuva.

O intuito dessa atividade é ampliar a consciência sobre a ação cidadã de cada participante, de uma forma alegre que promove bem estar e inspiração para uma vida saudável, atuando nos campos emocional, mental, físico e espiritual. As Danças Circulares promovem uma cultura de paz, incentivando a prática de valores necessários ao século XXI, como cooperação, tolerância, abertura, diversidade, união e integração. 

Comentários