Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Secretaria de Meio Ambiente realiza atividades pelo Dia das Crianças

Escolas visitaram parques e centro de educação ambiental.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu Secretaria de Meio Ambiente realiza atividades pelo Dia das Crianças
Crianças de escolas municipais tiveram passeio ambiental em Itu

Durante o dia 7 de outubro, a Prefeitura de Itu por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou atividades com cerca de 330 crianças de escolas municipais. Foram organizados brincadeiras e jogos ecológicos no Cea Villa (Centro de Educação Ambiental Miguel Villa) e visitas monitoradas no Parque Geológico do Varvito e no Parque Ecológico Chico Mendes, sempre acompanhados por monitores e pelos professores.

No período da manhã, no Cea Villa, as crianças da Emei “Padre Chico” conheceram todo o espaço e foram convidados para irem com a família aos finais de semana para brincar e passear no local. Também participaram de brincadeiras tradicionais como peteca e pular elástico, além de conhecerem a horta e o minhocário onde se divertiram com os tatus-bola e as minhocas.

A professora Priscila Alves Moreira Jiupato, que esteve com os alunos, achou proveitosa a visita. “É muito importante passeios como este. Com a horta as crianças podem ver de onde vem a alimentação, pois quase nenhum deles têm acesso à fazenda para ver como as verduras e legumes são cultivados”, comentou.

O Cea Villa é aberto para visitação e conta com pista de caminhada que pode ser utilizada por toda população. O endereço é Rua Antígio Cavechini, 745, Presidente Médice e o horário de funcionamento é das 8 às 17 horas, de terça a domingo.

O Parque do Varvito é um verdadeiro monumento geológico, que guarda registros da era glacial. Seus enormes paredões, conhecidos na cidade como “lajes de Itu”, guardam ainda vestígios de um tempo em que a região sudeste da América do Sul foi coberta por um manto de gelo. O espaço fica na Rua Parque do Varvito, no bairro Parque Nossa Senhora da Candelária. Seu funcionamento é das 8 às 17 horas, de terça à domingo.

O Parque Chico Mendes tem área de 242 mil m² e foi inaugurado no dia 20 de março de 2015. O local possui pista de caminhada, quadras esportivas, área para ginástica, sede administrativa, trilhas, playground, áreas de lazer, jogos ecológicos e descanso.

Comentários