Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Rotary Club Itu recebe palestra sobre coleta de resíduos sólidos

Parceria Público-Privada foi apresentada pelo prefeito Tuíze.

Crédito: Divulgação/Rotary Club Itu Rotary Club Itu recebe palestra sobre coleta de resíduos sólidos
Prefeito de Itu durante palestra

O Rotary Club Itu recebeu, na noite de 12 de agosto, o prefeito da Estância Turística de Itu, Antonio Luiz Carvalho Gomes, o Tuíze, que ministrou a palestra "Parceria Público-Privada - Serviços de Coleta e Destinação Final de Resíduos Sólidos".

O objetivo foi apresentar à sociedade os projetos e resultados da Parceria Público-Privada (PPP) efetuada por Itu. "Posso dizer que hoje Itu é uma referência mundial em manejo de resíduos sólidos", ressaltou Tuíze, que já demonstrou as ações executadas na cidade para representantes do Poder Público de várias partes do Brasil e do mundo, como México e Coreia do Sul.

Para o presidente do Rotary Club Itu, Ismael Guarnelli, "O encontro foi de grande importância para demonstrar ações positivas promovidas na cidade que, em alguns casos, os próprios ituanos não sabem que ocorrem. Transmitir informações relevantes está entre os objetivos do Rotary".

Parceria Público-Privada

A parceria foi firmada para adequar Itu à "Política Nacional de Resíduos Sólidos", que exigia que todos os municípios brasileiros tivessem um plano de manejo de resíduos sólidos; com isso, foi planejado algo inovador e moderno na gestão e manejo de resíduos sólidos e limpeza pública.

São várias as ações dentro da PPP, começando pelas práticas continuadas de educação ambiental: "Os alunos da Rede Municipal de Ensino aprendem, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, a importância da reciclagem e da coleta. Outra ação foi a adoção da Agenda 21", ressalta Tuíze.

A coleta mecanizada abrange uma série de ações, focando especialmente na segurança dos profissionais de limpeza, que não têm contato com os resíduos. O prefeito de Itu explica que os containers são constantemente higienizados com equipamentos de alta tecnologia.

Além dos containers de resíduos orgânicos, a parceria segue implantando os containers para materiais recicláveis e os containers subterrâneos. Os containers subterrâneos já podem ser vistos em praças ituanas e trazem segurança aos coletores, redução de custos, maior armazenamento e colaboram na separação dos resíduos.

Há também, conforme detalhou Tuíze, os equipamentos de varrição mecanizada que passam limpando as vias públicas; em breve, novos equipamentos, ainda mais potentes, devem chegar a Itu. As equipes multidisciplinares são fundamentais no apoio para ações como corte de grama e limpeza de praças e calçadas.

Os ecopontos - outra iniciativa da PPP - vêm para ajudar os ituanos que precisam se desfazer de objetos como sofás e móveis velhos, entulhos de pequenas reformas, galhos de árvores e outros resíduos que não podem ser armazenados nos containers normais. Estes ecopontos já existem e novos devem ser inaugurados. Antonio Tuíze reforçou também o importante trabalho da Cooperativa de Materiais Recicláveis para Itu (Comarei).

O atual aterro sanitário licenciado de Itu é referência na gestão de resíduos, pois possui mantas de PVC e argila, que impedem que o chorume atinja o lençol freático, não contaminando terra, nascentes e rios. Com isso, os resíduos não ficam expostos; o chorume e os gases são captados.

A PPP atua agora na implantação de uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR). O projeto possui alta tecnologia, com um aterro sanitário com previsão de vida útil superior a 35 anos. O objetivo é fazer com que os resíduos sólidos domiciliares coletados sejam usados para geração de biogás e/ou energia elétrica.

Comentários