Sustentabilidade

Publicado: Segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Rio Tietê: voluntários coletam mais de meia tonelada de resíduos

Ação celebrou o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

Crédito: Natália Almeida / Sorocaba Refrescos Rio Tietê: voluntários coletam mais de meia tonelada de resíduos
Ação voluntária às margens do Rio Tietê

Uma faxina ecológica em prol da recuperação do meio ambiente e da despoluição das margens do Médio Tietê. Assim foi o mutirão promovido pela Sorocaba Refrescos, em parceria com a Cooperativa de Reciclagem de Itu (Comarei) e a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Itu, realizado no dia 24 de setembro, na Estrada Parque de Itu, que mobilizou cerca de 100 pessoas.

A ação, realizada próxima à Gruta da Glória, fez parte do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praia (Cleanup Day), movimento global promovido desde 1986 pela ONG Ocean Conservancy, que reúne milhões de voluntários ao redor do planeta.

De acordo como gerente de Recursos Humanos da Sorocaba Refrescos, Angelo Fanti, há 11 anos, sempre no mês de setembro, a empresa participa desta grande mobilização global, na qual voluntários e ativistas se unem para despoluir uma das fontes mais importantes de vida no planeta.

"Poucas coisas são tão chocantes como a visão do lixo nas margens de rios e lagos, que são levados pela correnteza para os mares e afetam a saúde dos seres humanos e animais marinhos. Fizemos um planejamento para engajar não somente nossos colaboradores, mas também os familiares e os resultados foram excelentes. Conseguimos mobilizar cerca de 80 pessoas internamente, além dos parceiros que participaram do evento, e foram recolhidos 550 quilos de resíduos em apenas algumas horas", observa Fanti.

Para a coordenadora de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente de Itu, Valeria Rusticci, essa parceria com a Sorocaba Refrescos e o Instituto Coca-Cola é muito importante para a coleta seletiva feita pela Comarei em áreas urbanas, durante o ano todo, como também em ações pontuais como esta.

“Temos um grande problema com relação à conscientização dos usuários da Estrada Parque. Imaginando que o rio já está sujo, as pessoas acabam jogando todo tipo de resíduo nas suas margens. Isso é uma falta de atitude ambiental, mesmo porque hoje a estrada dispõe de mais de 20 conjuntos de lixeiras. A gente espera que com essa instalação, o lixo que hoje estamos coletando diminua ou até seja extinto. Outro grande problema é a região metropolitana de São Paulo, onde as pessoas despejam o lixo nos afluentes do Tietê e acaba se acumulando na região do médio Tietê”, explica Valéria.

Segundo a coordenadora, os resíduos recicláveis que foram coletados serão vendidos pela Comarei para indústrias recicladoras, sendo que as garrafas Pet são transformadas em camisetas e outros produtos, e as latas de alumínio e garrafas de vidro também são reaproveitadas. Já os resíduos que não podem ser reciclados receberão o descarte correto em aterros sanitários, de modo que não afete o meio ambiente.

Dia do Rio Tietê

A atividade realizada no último sábado também fez parte da VIII Jornada pelo Rio Tietê, realizada entre os dias 17 e 25 de setembro, com programações em Itu e nas cidades da região em comemoração ao Dia do Rio Tietê, celebrado em 22 de setembro. Com o tema "Rio Tietê, que qualidade queremos?", o objetivo da Jornada é de mobilizar a sociedade em prol da despoluição do rio e promover a educação ambiental.

“A jornada pelo Tietê tem oito anos, mas o grupo de voluntários da SOS Mata Atlântica faz esse trabalho há 25 anos, desde quando o primeiro projeto de despoluição se iniciou.Esse rio clama por atitudes conscientes. É importante que a população não descarte seu lixo em qualquer lugar e não coloque o lixo fora em dias de chuva para que o mesmo não acabe poluindo o rio”, concluiu Valéria.

Sobre o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Realizado em mais de 125 países todos os anos no mês de setembro, início da primavera no hemisfério sul, por iniciativa da ONG Ocean Conservancy e com o apoio da The Coca-Cola Company, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um programa internacional de educação ambiental que mobiliza cerca de 35 milhões de pessoas em favor de um planeta mais limpo.No Brasil, o evento acontece desde 1993 em conjunto com universidades, escolas, associações de moradores, organizações não-governamentais (ONGs), empresas, governos e entidades voluntárias.

Comentários