Sustentabilidade

Publicado: Segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ricardo Young visita Itu e palestra sobre o livro "Nunca na Solidão"

Evento abriu ciclo de palestras do Sincomercio.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Ricardo Young visita Itu e palestra sobre o livro "Nunca na Solidão"
Rogério Godinho e Ricardo Young explicam a criação do livro "Nunca na Solidão"

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Ricardo Young visitou Itu, na tarde de 27 de junho, para realizar uma palestra gratuita sobre o livro biográfico "Nunca na Solidão", escrito pelo jornalista Rogério Godinho. O evento ocorreu no auditório do Sincomercio e abriu o ciclo de palestras promovido pelo sindicato, para celebrar seu Jubileu de Ouro.

Durante o encontro, personagem e autor explicaram o surgimento da ideia do livro, aspectos de sua criação, escolha do título e como a obra se tornou um projeto maior que o esperado, já que se expandiu para um curso mais aprofundado do tema, realizado por ambos em São Paulo.

Godinho contou também como conseguiu convencer Young da relevância de escrever um livro sobre sua vida, e os motivos de tê-lo escolhido logo que pensou em falar sobre ética e filosofia. "É o personagem perfeito para eu poder colocar aqueles temas de modo interessante e real", relatou. No entanto, o autor afirmou que foi somente aos poucos que o empresário e vereador compreendeu como a obra era importante para retratar a trajetória política do país.

Young apresentou ainda um resumo sobre o conteúdo do livro, que aborda a grandiosa jornada intelectual que o Brasil percorreu nas últimas cinco décadas - desde o golpe de 1964 à abertura política, o fim da ditadura e retomada da democracia, até as últimas disputas para presidência. "O livro fala de um processo de emergência, de uma nova visão de sociedade e uma nova prática política, que vem surgindo e se consolidando. Que apesar de estarmos vivendo momentos muito difíceis, tanto do ponto de vista econômico como político, nós no livro procuramos mostrar que um outro processo está em curso, as razões pelas quais ele está em curso e porque ele tem muitas possibilidades de prosperar e se tornar uma tendência forte de visão de sociedade, de visão de Brasil e de prática política no país”, esclareceu Young.

Ao fim da palestra, o empresário e vereador foi presenteado pelo presidente do Sincomercio, Carlos D'Ambrósio, que aproveitou para agradecer a visita ilustre e abrir as portas do Sindicato para um novo encontro. Em seguida, Young e Godinho sentaram novamente lado a lado para autografar a obra e participar de um coffee break com os presentes.

Ricardo Young

Empresário, nascido em São Paulo, Capital, foi presidente do Instituto Ethos e da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Empresário, militante pela Responsabilidade Social Empresarial e vereador eleito pelo Município de São Paulo.

Com visão empreendedora, transformou a empresa da família, a Escola de Idiomas Yazigi Internexus, num dos maiores cases de franquias do mundo. Na juventude, participou de movimento estudantil nas lutas contra a ditadura e pelas liberdades democráticas.

É pós-graduado em administração de empresas, integrou o PNBE – Pensamento Nacional de Bases Empresariais, tendo contribuído para o projeto de adoção de escolas públicas por parte de empresas e a criação do instituto PNBE que desenvolveu o projeto “Minha rua minha casa” para moradores de rua.

À frente do Instituto Ethos, teve importante participação em fóruns internacionais, como o Pacto Global das Nações Unidas, o Global Report Iniciative e o ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social.

Ricardo Young foi também o iniciador do Pacto de Integridade de Combate à Corrupção e pioneiro na luta pela sustentabilidade como um dos disseminadores da Carta da Terra no Brasil e signatário do Manifesto “Brasil com S”. Participou da fundação do Movimento Nossa São Paulo e do Fórum Amazônia Sustentável.

Em 2010, foi candidato a Senador por São Paulo na chapa de Marina Silva e obteve mais de 4 milhões de votos, tornando-se uma das mais importantes lideranças empresariais e políticas na defesa da sustentabilidade, da ética da justiça social.

Ricardo Young acredita no resgate e na ressignificação da política como instrumento legítimo de transformação da sociedade e a serviço do cidadão e sempre contou com o incentivo e o apoio de Marina Silva em sua trajetória política.

A obra

Ao explorar a gênese de um novo pensamento no campo político mundial, o livro conta a história do empresário Ricardo Young, descrevendo também a grandiosa jornada intelectual que o Brasil percorreu nas últimas cinco décadas – desde o golpe de 1964 à abertura política, o fim da ditadura e retomada da democracia, até as últimas disputas para a presidência, culminando com esta acirrada eleição que vivenciamos recentemente.

Baseada nos conceitos de ética, sustentabilidade, transparência, inteligência e participação coletivas, a Nova Política se destaca como tendência global, com especial força na Europa. Em nosso país, Ricardo Young representa uma das figuras centrais dessa corrente. Empreendedor bem sucedido, desmistificou a imagem comum dos empresários como pessoas preocupadas apenas com o lucro, ao se posicionar publicamente apoiando projetos e iniciativas sociais, em torno de ideias que vão ao encontro da Nova Política. “É gente que consegue combinar a ousadia de empreender com a capacidade de permanecer aprendiz. A trajetória de sua vida, por isso, é sempre coletiva e diz respeito à cidade, à nação, à humanidade.”, nas palavras da ambientalista e ex-senadora Marina Silva, uma das personalidades que apresentam o livro.

"Nunca na Solidão" conta a história de Ricardo Young, destacando as transformações que, ao longo dos últimos 50 anos, nos fazem repensar nossa vivência civilizatória, com a emergência da sustentabilidade na sua melhor expressão econômica, ambiental, social, ética, política, estética e cultural. Mais que sua importância por narrar acontecimentos históricos, Nunca na Solidão é um relevante documento para esclarecer fatos e despertar a consciência em leitores de todas as idades. Ao conhecer essa aventura filosófica, o autor Rogério Godinho espera que o público enxergue a política de maneira diferente, colocando a transparência e a ética em primeiro lugar, tomando por base, sempre, propostas claras, que precisam ser assumidas e divulgadas publicamente.

Veja como comprar a obra clicando aqui!

Comentários