Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 5 de julho de 2018

Redução do consumo de água segue muito abaixo da meta em Itu

Clima seco e altas temperaturas prejudicam todo o estado.

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Itu Redução do consumo de água segue muito abaixo da meta em Itu
Recente levantamento de nível dos mananciais que abastecem Itu mostra que as sete barragens de captação de água operam com 75% de capacidade, utilizando reservas estratégicas

O inverno já começou. Porém, as temperaturas altas e o consumo de água crescente colocam em alerta diversos municípios do interior do Estado de São Paulo. Cidades como Santa Cruz das Palmeiras e Tambaú, por exemplo, já decretaram racionamento e estão aplicando multas severas. Na Região Metropolitana de Campinas, o volume de chuvas foi três vezes menor do que o registrado na média histórica. No noroeste do Estado de São Paulo, incluindo a região de São José de Rio Preto, grandes pecuaristas anteciparam confinamento de gado, por conta da falta de chuvas e, consequentemente, de pastos. Na capital paulista, o balanço de chuvas concluiu que São Paulo teve o décimo terceiro junho mais seco em 75 anos de medições (desde 1943) e que há mais de 15 anos não se tinha um junho tão quente. Estes dados, divulgados pela consultoria Clima Tempo e pelo Instituto Nacional de Meteorologia, só confirmam o momento de extrema atenção que estamos vivendo neste ano.

Em Itu, a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) informa que o mais recente levantamento de nível dos mananciais que abastecem o município mostra que as sete barragens de captação de água operam com 75% de capacidade, utilizando reservas estratégicas. As Bacias São Miguel e São Miguel/Varejão, que abastecem a região do Pirapitingui, operam com 80% e 90%, respectivamente. No abastecimento da região central, atuam as bacias do São José e Braiaiá, com 90%; Taquaral/Pirapitingui, com 80%; Itaim, com 45% e Gomes com 50%. De acordo com a autarquia, a redução do consumo ainda segue muito abaixo do índice de 30%, meta estipulada pela campanha de conscientização lançada em março deste ano. Na região central, o índice atingiu 11%. No distrito do Pirapitingui, 3%. Por esta razão, o risco da CIS implantar o racionamento de água em toda a cidade é crescente.

De acordo com o superintendente da CIS, Vincent Menu, é necessária a colaboração da população ituana para reduzir o consumo nas residências em 30%. "Por isso, a fiscalização contra o desperdício em Itu irá agir de forma ainda mais atuante e com aplicação de multas. Não temos mais tempo. Precisamos reduzir o consumo de água agora", pontua.

Menu ainda destaca que a CIS segue trabalhando para aumentar a captação de água de seus mananciais e garantir mais segurança para a população. No abastecimento da região central, as obras da Adutora Mombaça estão em sua fase final. "Já estão sendo colocados os 600 metros finais de tubos que conduzirão a água do bairro Santa Laura até a Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande. Na ligação dos bairros São Judas e Santa Laura, uma ponte em estrutura metálica já está pronta para ser instalada", explica o superintendente da Companhia. No Pirapitingui, outros projetos estão em andamento, como duas novas captações de água bruta, aumento da capacidade da ETA com novas instalações elétricas e reformas para melhorias na estação e no sistema de distribuição.

"Nós estamos fazendo a nossa parte e convocamos a população a participar deste desafio e reduzir o consumo de água. É fundamental economizar, para evitarmos o racionamento", finaliza Menu.

Comentários