Sustentabilidade

Publicado: Segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Projeto Vagão Ambiental promoverá conscientização para crianças de Itu

Atividades serão desenvolvidas na Vila Progresso.

Projeto Vagão Ambiental promoverá conscientização para crianças de Itu
O projeto traz para os jovens estudantes a oportunidade de realizar, de forma criativa, atividades ambientais

O Instituto ALL de Educação e Cultura realiza, entre os dias 9 e 12 de setembro, o projeto Vagão Ambiental, em Itu. A ação, realizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), promove para crianças de escolas próximas à ferrovia a conscientização e o cuidado com o meio ambiente por meio de palestras educativas e atividades lúdicas.

Desenvolvido a partir de um vagão de passageiros, especialmente adaptado, o projeto traz para os jovens estudantes a oportunidade de realizar, de forma criativa, atividades ambientais. O projeto recebe escolas municipais nos seguintes horários: das 8 às 11 horas e das 14 horas às 16h30. O vagão estará estacionado na Unidade de Produção. O endereço é Avenida Primavera, s/nº, no bairro Vila Progresso.

A proposta do Instituto ALL é falar sobre a preservação ambiental para atrair o interesse e despertar a consciência ecológica dos participantes, além de plantar a noção de sustentabilidade nas comunidades próximas à linha do trem. Por isso, o Vagão foi transformado em um espaço multimídia para projeção de vídeos e palestras, além de contar com estrutura para jogos educativos preparados exclusivamente para o projeto, com a finalidade de fixar o conteúdo desenvolvido.

“Através de uma linguagem lúdica e divertida, o Vagão Ambiental é uma ótima oportunidade para as crianças aprenderem sobre preservação e cuidados com o meio ambiente. As noções de segurança na linha férrea e reciclagem completam os conteúdos ministrados pelos instrutores do projeto. A experiência única de estar dentro de um vagão cria a atmosfera ideal para um aprendizado permanente, que os pequenos disseminam em sua escola e comunidade”, afirma Jaqueline Cordeiro, coordenadora do projeto.

Sobre o Instituto ALL

Criado em 2008 pela América Latina Logística (ALL), empresa que detém a concessão da ferrovia na região, o Instituto ALL tem proporcionado às comunidades próximas à ferrovia atividades que oferecem educação e cultura, além de promover a conscientização da importância do meio ambiente para o desenvolvimento social.

Com o título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Instituto ALL pode receber doações feitas por pessoas jurídicas, que contam com a possibilidade de dedução em seu imposto de renda. Os projetos são apoiados em leis de incentivo cultural, esportivo e social. 

Comentários