Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Projeto Plantar prossegue com atividades em vários pontos da cidade

Árvores estão sendo plantas em parques e áreas verdes.

Crédito: Decom/Itu Projeto Plantar prossegue com atividades em vários pontos da cidade
Atividade de educação ambiental em Itu

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itu deu início ao Projeto Plantar 2016 com diversas ações, que estão sendo realizadas desde o mês de setembro na cidade.

O Parque Chico Mendes já recebeu novas mudas para repor as árvores danificadas, fazendo novos bosques. No Parque Geológico do Varvito foram refeitos os canteiros de flores e plantadas árvores nativas do bioma com cores variadas como Ipês-roxos e amarelos, quaresmeira e as frutíferas jambo, cambuci, goiaba, amora, uvaia e pitanga totalizando 74 mudas.

No dia 21, cerca de seis mil mudas foram plantadas na Fazenda da Ponte, às margens do Rio Tietê, com a participação de 40 alunos da Escola Estadual “Dr. Cesário Mota” com o intuito de recompor e preservar as nascentes existentes no local, que colaboram para a despoluição do rio.

Neste ano, diversas árvores frutíferas estão sendo plantas nos parques e em áreas verdes da cidade. Locais arborizados, além de belos reduzem a poluição do ar, diminuem as temperaturas absorvendo parte dos raios solares, mantêm as chuvas regulares, contribuem para saúde do solo e são essenciais para a preservação da vida.

Foram coletadas sementes diversificadas nos parques da cidade e semeadas nas atividades de educação ambiental realizadas no Bosque Alceu Geribello e no Parque Almeida Junior.

“O Projeto Plantar incrementa e destaque ao plantio realizado com frequência na cidade. Para quem estiver interessado em plantar até cinco mudas, basta retirá-las diretamente no Viveiro do Parque Ecológico Taboão, na Avenida Itu 400 anos, 77, Itu Novo Centro. Para plantios maiores a prioridade é de áreas de proteção ambiental e é necessário o preenchimento de uma ficha que pode ser obtida na Secretaria de Meio Ambiente”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente Patrícia Otero.

Comentários