Sustentabilidade

Publicado: Terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Pluviômetros automáticos começam a ser instalados em Itu

Primeiro equipamento foi colocado no Pirapitingui.

Crédito: Fernando Marques Henrique/Defesa Civil de Itu Pluviômetros automáticos começam a ser instalados em Itu
É necessário que o equipamento seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos

Um pluviômetro automático foi instalado no Centro Administrativo Regional do Pirapitingui no dia 4 de dezembro. Ele faz parte de um conjunto de oito aparelhos que serão instalados na cidade de Itu por meio de parceria entre a Defesa Civil e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Este projeto tem o objetivo de ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. Para tanto os pluviômetros automáticos estão sendo instalados em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento.

Os equipamentos que serão instalados em Itu enviam os dados de forma automática para o Cemaden e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, é necessário que seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada.

Os outros sete pluviômetros serão instalados nos seguintes locais: Paço Municipal, sede da Guarda Civil Municipal, Fazenda da Serra, Estrada da Glória e os bairros Portal do Éden, Varejão e Vale das Brisas.

Comentários