Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 20 de março de 2015

Parques Ecológicos são entregues à população em Itu

Evento fez parte das celebrações da Semana da Água.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Parques Ecológicos são entregues à população em Itu
Autoridades são presenteadas com mudas de plantas nativas

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A entrega dos dois parques ecológicos de Itu à população ocorreu no dia 20 de março, abrindo as celebrações da Semana da Água na cidade. O Parque Ecológico Taboão fica localizado no Bairro Itu Novo Centro, e o Parque Ecológico Chico Mendes localizado no Bairro Cidade Nova.

Participaram das cerimônias o prefeito Antonio Tuíze, o vice-prefeito Neto Beluci, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol), Zélia Vaccari Gomes, o deputado federal Herculano Passos, representantes da Câmara de Vereadores de Itu, os secretários das pastas envolvidas, Patrícia Otero, de Meio Ambiente e coronel Marco Antonio Augusto, de Segurança, Trânsito e Transportes, além de demais secretários municipais.

O Parque Ecológico Taboão possui 41 mil m² metros e conta com quatro áreas de lazer, administração, centro de referência em sustentabilidade, estação para ginástica, pista de caminhada e playground.

O local abrigará a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os Departamentos de Fiscalização Ambiental e de Educação Ambiental, um viveiro e um Centro de Referência em Sustentabilidade, que está ligado ao Departamento de Educação Ambiental e realizará capacitações, palestras, cursos, oficinas e reuniões na área ambiental.

O prefeito Antonio Tuíze lembrou que nos últimos dois anos, cerca de cinco mil novas mudas de árvores nativas foram plantadas nas áreas dos dois parques. O Córrego Taboão já foi completamente canalizado e recebeu o plantio de árvores junto às suas margens. Com isso, o parque ecológico está pronto para ser utilizado, inclusive para caminhadas à noite, pois o local é iluminado.

O Taboão ainda abriga a sede do Canil da Guarda Civil Municipal, inaugurada na mesma data. A sede conta com garagem para duas viaturas, recepção, depósito, almoxarifado, sala para veterinário, banheiros, 10 baias e área aberta e coberta para treinamento dos cães. Leia mais!

O Canil Municipal de Itu é de responsabilidade da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes, por meio da GCM (Guarda Civil Municipal). Possui sete cães e cinco GCMs que realizaram curso na Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear de Aramar (Marinha do Brasil).

Após a cerimônia de inauguração do Taboão, houve apresentação do "Teatro dos Bichos" com a Equipe SOS Ambiental no auditório do parque, para diversos alunos convidados, entre eles crianças do Colégio Monteiro Lobato. Já no Parque Chico Mendes, aconteceu uma atividade de contação de histórias para cerca de 30 crianças da Emei Ary Caricatti. A professora de teatro Fernanda Audrila foi quem interagiu com os pequenos e contou histórias que prenderam a atenção de todos. Também foram doados para a escola cerca de 50 livros, do Projeto “Me leva que eu vou”, da Secretaria Municipal de Cultura.

O Parque Ecológico Chico Mendes, no Bairro Cidade Nova, tem área de 242 mil m² e será entregue em duas etapas: a primeira, finalizada nesta sexta-feira, inclui pista de caminhada, quadras esportivas, área para ginástica, sede administrativa, trilhas, playground, áreas de lazer, jogos ecológicos e descanso; a segunda etapa contará com uma pista de skate.

Os parques têm investimento do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), da Secretaria de Turismo do Estado. Em evento a ser agendado, autoridades estaduais deverão estar presentes à cerimonia oficial de inauguração dos parques ecológicos.

Também participaram dos eventos o delegado titular de Itu, Nicolau Yusif Santarem, a delegada assistente, Jaci Cristina Scalet, representantes da Marinha do Brasil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e das GCMs de Capela do Alto, Indaiatuba, Salto e Sorocaba.

Serviço:

- Parque Ecológico Taboão e sede do Canil da Guarda Civil Municipal
Av. Itu 400 anos, 77 - Bairro Itu Novo Centro

- Parque Ecológico Chico Mendes
Rua Lençóis Paulista, 156, Bairro Cidade Nova

Comentários