Sustentabilidade

Publicado: Terça-feira, 24 de novembro de 2015

Modelo de resíduos sólidos de Itu será apresentado durante a COP 21

Evento ocorre em Paris, entre 30 de novembro e 11 de dezembro

O modelo de gestão de resíduos sólidos de Itu será apresentado na França, durante a programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 21, que acontece em Paris entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro.

De acordo com a agenda do evento, o prefeito Antonio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze) será o palestrante do dia 3 de dezembro, no painel de debates sobre sustentabilidade, levando a experiência implantada na cidade por meio de uma Parceria Público Privada (PPP).

Ao todo, 100 projetos de todo o mundo foram selecionados para apresentação, dos quais quatro são do Brasil. Além de Itu, as demais cidades brasileiras escolhidas são capitais como Belo Horizonte, Fortaleza e Recife.

Itu participa do evento por meio do Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais (Iclei), responsável por todas as despesas de viagem e apresentação de seus palestrantes. Durante a palestra, o prefeito Tuíze, que participa do Conselho, apresentará o funcionamento do sistema de coleta de resíduos que inclui coleta mecanizada, cooperativa de materiais recicláveis, distribuição dos contêineres para resíduos orgânicos, varrição mecanizada, construção de ecopontos, central de tratamento de resíduos e recente implantação dos contêineres subterrâneos.

Exemplo

A política de resíduos adotada em Itu já foi tema de diversos encontros nacionais e internacionais, tendo sido apresentada como exemplo de gestão e sustentabilidade em Canela (RS), Salvador (BA), Seul (Coreia do Sul), Quito (Equador) e recentemente em Vitória (ES), durante o Seminário Concessões e Parcerias promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção no último dia 10.

COP 21

A 21ª Conferência do Clima (COP 21) será realizada de 30 de novembro a 11 de dezembro, em Paris, e terá como principal objetivo costurar um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100. O encontro reúne os 197 países membros da ONU.

Comentários