Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Mobilização Mundial pelo Clima acontece neste domingo

Atividades culturais, educativas e marcha ocorrem em SP.

Mobilização Mundial pelo Clima acontece neste domingo
Grande mobilização pelo clima ocorrerá em São Paulo

Em dezembro deste ano, líderes mundiais estarão reunidos pela última vez nesta década para definir como os países enfrentarão as mudanças climáticas. Durante a Conferência do Clima (COP 21) em Paris, os governantes apresentarão soluções para combater uma catástrofe climática global e impedir o aquecimento acima dos 2ºC, limite que os cientistas dizem ser o teto para evitar catástrofes climáticas irreversíveis.

Em setembro de 2014, o movimento global por justiça climática levou às ruas cerca de 700 mil pessoas, em centenas de cidades pelo mundo. Neste ano de 2015, o movimento ganha novo fôlego para criar a maior mobilização de clima da história, um dia antes dos líderes se reunirem em Paris. Mais de 1.500 cidades ao redor do mundo participarão. Mas devido aos atentados, a mobilização na cidade sede do encontro teve que ser cancelada.

No Brasil, dezenas de organizações estão envolvidas – o foco principal será São Paulo, mas haverá mobilização em outras cidades também. Dentre as entidades envolvidas na ação, estão a Avaaz, Engajamundo, Greenpeace, Bike Anjo, GCCA, Aliança Resíduo Zero, etc.

O objetivo é reunir as pessoas nas ruas para mostrar a importância e a relevância dos Movimentos Climáticos, aumentar a pressão sobre as negociações da COP, e ao mesmo tempo, demonstrar, de maneira divertida e consciente, que todos fazem parte da solução.

Mobilização Mundial pelo Clima em São Paulo

A Mobilização Mundial pelo Clima em São Paulo reunirá milhares de pessoas na Av. Paulista, no dia 29 de novembro de 2015 (domingo), onde as organizações oferecerão atividades culturais e educativas relacionadas à questão climática e seguirão em passeata até o Parque Ibirapuera, onde acontece o “Show pelo Clima".

A perspectiva é de que centenas de organizações e cidadãos, ligados às mais diversas pautas de direitos humanos e ambientais, participem da mobilização, ciclistas, organizações de defesa das florestas, de energia limpa, segurança hídrica, direitos indígenas, agricultura sustentável, entre muitos outros temas.

Baterias universitárias também se uniram, pela primeira vez, para marchar pelo clima. Em São Paulo, 50 ritmistas guiarão a multidão, do MASP até a Avenida Brigadeiro Luis Antônio.

Muitos nomes conhecidos estão se juntando à mobilização de São Paulo, como Lenine, Arnaldo Antunes, Mariana Aydar, Letícia Sabatella e Marcos Palmeira.

> Programação:

No dia 29 de novembro (domingo), milhares de pessoas se reunião em frente ao Masp em atividades e oficinas — organizações, coletivos e cidadãos levarão suas próprias soluções para as mudanças climáticas. Após as atividades, será iniciada a marcha em direção ao Parque Ibirapuera.

11h: Atividades culturais e oficinas na frente do MASP
14h: Marcha do MASP ao Ibirapuera
17h: Show pelo Clima

Confira a lista de atividades já programadas para a data: http://mobilizacaopeloclima.com.br/informacoes-praticas/

> Show de encerramento

Às 17h, no Auditório Ibirapuera, plateia externa, o músico e recifense Lenine se apresenta com as participações especiais de Arnaldo Antunes e Mariana Aydar. O cantor e compositor apresenta seu mais novo trabalho, o disco de inéditas “Carbono”, além de outros sucessos de seu repertório como “Hoje eu quero sair só”. A apresentação terá Letícia Sabatella como mestre de cerimônias. Estão inclusas apresentações curtas sobre as mudanças climáticas durante a programação musical.

COP 21

A 21ª Conferência do Clima (COP 21) será realizada de 30 de novembro a 11 de dezembro, em Paris, e terá como principal objetivo costurar um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100. O encontro reúne os 197 países membros da ONU.

Leia mais: www.mobilizacaopeloclima.com.br

Comentários