Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Lançado Guia para aplicação da Consulta Pública de Percepção Ambiental

Ação é da SOS Mata Atlântica e Instituto Paulo Montenegro

A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Paulo Montenegro lançaram, em novembro, o Guia de Aplicação da Consulta Pública de Percepção Ambiental. O objetivo é apoiar e fortalecer as ações dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Organizações Públicas e Sociais, bem como qualquer outro grupo organizado que, com a realização da Consulta Pública de Percepção Ambiental em seu município, poderá identificar suas deficiências e potencialidades nos temas abordados e cobrar suas prefeituras por providências, nestes sentidos.

Para tanto, a publicação oferece um passo-a-passo para a aplicação da pesquisa e um questionário previamente estruturado. Acesse o Guia clicando aqui!

Consulta é importante para tomada de decisões sobre meio ambiente

A importância da pesquisa em percepção ambiental para o planejamento do ambiente foi ressaltada pela UNESCO já em 1973, no Programa o Homem e a Biosfera (MAB – Man and the Biosphere Programme). Para atingir seus objetivos, o Programa MAB adotou uma abordagem ecológica integrada para as suas atividades de investigação e formação, centrada em torno de catorze grandes temas, e projetada para a solução de problemas concretos de gestão nos diferentes tipos de ecossistemas.

Seguindo o mesmo propósito, a Caracterização Ambiental do Estado de São Paulo por Percepção de 1986, publicada pela Agência Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), propôs-se a coletar e organizar as percepções da população sobre aspectos ambientais. A partir dos resultados, visava estimular a reflexão e a mobilização do cidadão na comparação com os dados oficiais disponíveis até então.

A Consulta Pública de Percepção Ambiental permite coletar dados que indiquem como as pessoas percebem o município onde vivem, sob a perspectiva ambiental, mapear tendências, problemas e possibilidades de soluções. Ao mesmo tempo, possibilita o compartilhamento de informações, a partir de uma metodologia que promove a participação e a mobilização social, e proporciona momentos de reflexão sobre as influências do meio ambiente na qualidade de vida da população.

Esta ação tem sido utilizada por muitos municípios em iniciativas ligadas à elaboração dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMA) e ao projeto Rede das Águas, da Fundação SOS Mata Atlântica, fortalecendo e integrando estratégias pela qualidade da gestão ambiental participativa nos municípios.

Leia mais: www.sosma.org.br

Comentários