Sustentabilidade

Publicado: Terça-feira, 17 de novembro de 2015

Itu participa de evento sobre medidas ambientais na América Latina

Foram apresentados dados coletados em 90 cidades.

Crédito: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente de Itu Itu participa de evento sobre medidas ambientais na América Latina
Mini-documentário citou Itu com dados positivos em relação a medidas ambientais

A secretária de Meio Ambiente de Itu, Patricia Otero, esteve no dia 10 de novembro em Campinas, participando da divulgação dos resultados do CDP Driving Sustanable Economies, Cities Latin America 2015. Os dados constaram de um mini-documentário que citou Itu com dados positivos em relação a medidas ambientais para conter os efeitos das mudanças climáticas.

O mini-documentário foi produzido pelo CDP, uma organização internacional, sem fins lucrativos, que fornece o maior e mais completo sistema global de divulgação ambiental, com o objetivo de motivar empresas e cidades a medirem e divulgarem seus impactos sobre o meio ambiente e recursos naturais para, dessa forma, descobrir maneiras de reduzi-los.

O programa oferece uma plataforma global, que gera indicadores e que permite que os governos de cidades divulguem publicamente os seus dados sobre emissões de gases do efeito estufa, a análise de riscos das alterações climáticas, oportunidades e planos de adaptação.

A apresentação dos dados coletados em 90 cidades latino-americanas foi realizada no espaço Café Filosófico da CPFL, com as presenças da diretora do CDP, Juliana Lopes, além de convidados de várias Secretarias de Meio Ambiente, segmentos ambientais e de responsabilidade social. Na ocasião as cidades receberam o certificado de participação do programa CDP Cities 2015.

Nesse ano, mais de 300 cidades em todo o mundo reportaram seus dados climáticos por meio do sistema do CDP. As 90 cidades da América Latina participantes da edição de 2015 abrigam mais de 112 milhões de pessoas, o que equivale a mais da metade da população brasileira. No Brasil, mais de 55 cidades forneceram dados e conhecimentos a partir de suas próprias experiências com as mudanças climáticas.

Esse conjunto de dados de valor inestimável - que inclui megacidades como Rio de Janeiro, Buenos Aires, Lima e cidades de pequeno porte como Capivari, Mairiporã, Aparecida e Itu - oferece uma visão sobre os riscos e oportunidades que as cidades enfrentam devido ao aquecimento global.

O documentário apresentou, ainda, resultados positivos de algumas cidades, que trabalham para se adaptar e conter os efeitos das mudanças no clima e do efeito estufa. Os dados fornecidos pelas cidades contêm informações valiosas sobre as estratégias em relação à mudança climática com o objetivo de direcionamento de ação e de investimentos rumo a uma economia sustentável.

O evento contou com palestra do pesquisador do Inpe e do IPCC, professor José Marengo, que apresentou dados do aquecimento do planeta e seus reflexos sobre a América Latina, destacando a crise hídrica. “Os indicadores consolidados nos estimulam a executar ações urgentes para desacelerar o aquecimento global e enfrentar as consequências das mudanças climáticas.

“De acordo com o palestrante, professor José Marengo, as alterações nos padrões do clima exigem mudanças globais de comportamento”, comentou a secretária Patricia Otero.

O CDP trabalha com investidores, empresas e governos para promover a transparência e catalisar a ação para uma economia sustentável, prevenir mudanças climáticas e proteger os recursos naturais.

Comentários