Sustentabilidade

Publicado: Terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Itu busca parcerias para preservar captação na Bacia Hídrica do Itaim

Proprietários de terras na região participaram de encontro.

Assegurar a conservação da biodiversidade e a proteção de recursos hídricos garante benefícios para todos os cidadãos de Itu. Pensando nisso, as secretarias municipais de Meio Ambiente, Serviços Rurais e Planejamento e a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) promoveram um encontro com proprietários de terras localizadas na região da Bacia Hídrica do Itaim, que abastece cerca de 40 bairros da cidade.

O objetivo foi apresentar os benefícios do Programa Nascentes do Governo de São Paulo, mostrar modelos de compensação de multas ambientais e buscar parcerias para iniciar serviços de restaurações ecológicas nas áreas rurais sem custo para os proprietários. Entre as ações requeridas, está a recuperação das matas ciliares dos rios e córregos que fazem parte da bacia do Itaim.

Eurízio Pallavidino, secretário do Meio Ambiente, explica que nesta reunião foram apresentados os termos de adesão ao programa para os presentes. Este é o documento que será enviado para a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), responsável pelo Programa Nascentes. O próximo passo, segundo ele, é encontrar empresas em débitos com a Cetesb que possam ser compensados por meio de investimentos sustentáveis nas propriedades de quem aderir ao programa.

Vincent Menu, superintendente da CIS, complementa: "Queremos incentivar investimentos para plantio de florestas e matas ciliares em nosso município, o que reduzirá a velocidade do assoreamento e melhorará a captação de água dos mananciais de forma significativa. Formamos um grupo de trabalho com as secretarias municipais de meio ambiente, planejamento, e serviços rurais, e escolhemos a Bacia do Itaim como piloto, por ser uma das mais críticas para o abastecimento da cidade. Quando a abordagem dos trabalhos estiver bem estabelecida, replicaremos para as outras bacias hidrográficas”.

Para Luiz Cássio Honório, Inspetor de Mananciais, também é importante destacar o trabalho de recadastramento das propriedades da bacia. “Além de agregar o reflorestamento, teremos dados atualizados da região. Ao mesmo tempo, ofereceremos locação de curvas de nível gratuitamente às propriedades com face ao manancial. As curvas evitam erosão e assoreamento, aumentando a infiltração de água no solo".

"Um governo consegue resultado positivo quando todas as secretarias trabalham por um único objetivo, em prol da população. É o que estamos fazendo nesta ação. Com certeza o resultado final será brilhante", finaliza Adauto Gonçales, secretário de Serviços Rurais.

Programa Nascentes

O Programa Nascentes alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de uma estrutura institucional inovadora. Ele otimiza e direciona investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, para compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica, ou ainda para implantação de projetos de restauração voluntários, como a recuperação de matas ciliares. O programa une especialistas em restauração, empreendedores com obrigações de recuperação a serem cumpridas e possuidores de áreas com necessidade de recomposição da vegetação nativa. 

Comentários