Sustentabilidade

Publicado: Segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Instituições públicas recebem selos de sustentabilidade do MMA

129 órgãos já foram reconhecidos por boas práticas de gestão.

Instituições públicas recebem selos de sustentabilidade do MMA
Selos são divididos em Verde, Prata e Laranja

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), concedeu os primeiros selos de sustentabilidade a 129 órgãos públicos. Entre eles, o Município da Estância Turística de Itu recebeu o Selo Verde.

Dividida em três categorias (Verde, Prata e Laranja) a iniciativa reconhece práticas de gestão sustentáveis. A certificação institucional foi lançada em 2014, em comemoração aos 15 anos do programa. Os selos são concedidos às instituições parceiras da A3P de todos os níveis: federal, estadual e municipal.

As instituições que conquistaram os selos possuem o reconhecimento e a autorização para o uso da logomarca do selo recebido. Foi enviada, a cada órgão, a logomarca do selo correspondente e um diploma de outorga.

O programa A3P visa estimular a reflexão sobre a responsabilidade socioambiental e a mudança de atitude no ambiente de trabalho. É dividido em cinco eixos temáticos: gestão de resíduos, licitação sustentável, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores e uso racional de recursos.

Confira no site do MMA a lista das instituições públicas que receberam os selos!

Categorias

Na categoria Verde, foram enviados os selos a 111 instituições que possuem adesão formal ao programa A3P. Essa adesão é feita por meio da assinatura de um termo que representa o compromisso firmando entre o MMA e órgão público que queira adotar o modelo de gestão do programa. Ao assinar o termo de adesão, a instituição apresenta um plano de trabalho que contém as especificações das ações propostas, os prazos de cumprimento das metas e a forma de avaliação. A adesão tem duração de cinco anos.

As oito instituições que receberam o selo Prata foram certificadas por entregarem o relatório anual de monitoramento das ações previstas no plano de trabalho, demonstrando, assim, o empenho em cumprir as metas.

Já os dez órgãos que receberam o selo Laranja tiveram suas ações destacadas pelo 5º Prêmio A3P, cuja finalidade é reconhecer o mérito das iniciativas dos órgãos e instituições do setor público na promoção e na prática da A3P, premiando os que mais se destacaram.

Comentários