Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Inaugurado em Itu o novo Parque Almeida Júnior

Espaço funcionará de terça a domingo.

Crédito: Deborah Dubner/Itu.com.br Inaugurado em Itu o novo Parque Almeida Júnior
Inauguração de novo parque em Itu

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Os ituanos ganharam um novo presente na tarde desta quarta-feira, 17 de fevereiro. O Parque Almeida Júnior foi inaugurado durante uma linda cerimônia que fez parte da programação comemorativa aos 406 anos da cidade.

Durante o evento, os alunos do 5º ano do Colégio Almeida Junior fizeram um jogral sobre o pintor Almeida Júnior, que dá nome ao novo espaço. Já no fim da cerimônia, houve a inauguração da placa do parque e um plantio de árvore simbólico, que foi seguido de um lanche saudável para todos os presentes.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Antonio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze), o vice-prefeito Neto Beluci, o presidente da Cia City Incorporadora, José Bicudo e o empresário Dov Orni. Também estavam no evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Zélia Vaccari Gomes, a esposa do vice-prefeito Silvana Beluci, a secretária municipal de Meio Ambiente, Patrícia Otero, e os vereadores Givanildo Soares e Balbina Santos, representando a Câmara Municipal, além de outros secretários municipais.

A secretária Patricia Otero reforçou em seu discurso o trabalho em equipe, citando uma frase de Miguel de Cervantes: "Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade". E complementou: "É esta a nossa realidade: um parque que homenageia o pintor Almeida Junior. Seu talento pode ser visto em algumas reproduções de telas no Espaço Educativo, uma oportunidade de resgatar as paisagens, cultura e personagens da vida interiorana, do caipira. Desejo que toda a população ituana desfrute do Parque Almeida Junior e de toda a alegria, qualidades e ensinamentos que a natureza nos dá."

O Parque

O Parque foi construído por meio de parceria público-privado entre a Prefeitura de Itu e a Cia. City Incorporadora, iniciativa resultado de um convênio que contou com a implantação do projeto em área total de mais de 20 mil metros quadrados, está localizado na Avenida do Parque, 271, Jardim Plaza Athénée, com acesso pela rotatória da Avenida das Graças (Jardim Paraíso I).

O novo parque inclui mirante com vista para as terras do Vale do Tietê, quadra recreativa, parquinho, sanitários, sede, pista e trilha para caminhada, 9º ecoponto, praça para ginástica, horta, quiosque entre outros espaços. E também será sede de atividades de Educação Ambiental.

Destaque para a construção sustentável, uma vez que a obra possui piso intertravado, torneiras com temporizador e coleta de água de chuva para reuso, que é armazenada em uma caixa de 10.000 litros.

A Cia. City custeou toda a construção do local e ficou responsável pela manutenção paisagística periódica durante dez anos. Já a Prefeitura de Itu será responsável por zelar pela segurança do parque e seus equipamentos, bem como pela operação e manutenção dos equipamentos que forem instalados, assim como as despesas de consumo de água e energia elétrica.

O Parque Almeida Júnior estará aberto ao público de terça a domingo, como uma boa opção de passeio para toda a família. É permitida a entrada de animais na coleira, com a devida coleta dos dejetos.

Comentários