Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 30 de junho de 2016

II Encontro de Gestores Municipais de Meio Ambiente é realizado em Itu

Evento teve o intuito de discutir sobre a fauna silvestre.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu II Encontro de Gestores Municipais de Meio Ambiente é realizado em Itu
A Secretária de Meio Ambiente de Itu, Patrícia Otero, falou sobre a experiência da cidade quanto ao combate às queimadas

A sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itu, localizada no Parque Ecológico Taboão recebeu, no dia 29 de junho, o II Encontro de Gestores Municipais de Meio Ambiente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O evento teve o intuito de discutir sobre fauna silvestre e como funcionam os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras).

Na ocasião Raphael Estupinham Araújo, diretor do Centro de Destinação de Fauna Silvestre da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, explicou e esclareceu dúvidas quanto às diferenças entre Cetas e Cras, o que cada um oferece, como viabilizar o processo de implantação e sua estrutura.

As unidades de Lorena e de São Paulo são as mais próximas da RMS, o que dificulta a agilidade do trabalho de salvamento de animais. A Região Metropolitana de Sorocaba é composta por 26 municípios e estiveram presentes representantes de Itu, Sorocaba, Salto, Cerquilho e Tapiraí.

"Precisamos nos unir e procurar o fortalecimento da região para que possamos caminhar frente a esse objetivo", comentou Gabriel Bitencourt, assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba.

Durante a reunião as queimadas também foram tema de discussão. "Estamos fazendo um trabalho de comunicação que orienta proprietários dos terrenos quanto à proibição da prática. Além disso, fiscais estão notificando e multando conforme a lei", comentou a secretária municipal de Meio Ambiente de Itu, Patrícia Otero, que também citou a parceria entre as secretarias, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental.

O próximo encontro está previsto para acontecer em agosto, na cidade de Salto, com a pauta: "Fauna silvestre e institucionalização desse grupo".

Comentários