Sustentabilidade

Publicado: Segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Gestão de resíduos sólidos de Itu será apresentada em Forúm no Equador

Evento internacional ocorre nos dias 6 e 7 de outubro.

Crédito: Divulgação/AI Itu Gestão de resíduos sólidos de Itu será apresentada em Forúm no Equador
Modelo de coleta, transporte e tratamento dos resíduos sólidos de Itu ganha destaque

O prefeito de Itu, Antônio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze), participa do Fórum Internacional de Cidades Inteligentes e Sustentáveis em Quito (Equador). O prefeito ituano está entre as autoridades que farão uso da palavra na abertura do evento nesta terça-feira, dia 6 de outubro e também participará dos painéis que serão realizados na quarta-feira, dia 7.

Na ocasião, o chefe do Poder Executivo de Itu apresentará aos líderes internacionais a bem sucedida experiência da gestão de resíduos sólidos de Itu, considerada um exemplo a ser seguido por cidades de todas as partes do mundo.

O Fórum marca a Semana da Sustentabilidade do Município de Quito e precede a 21ª Conferência do Clima (COP 21), que será realizada em Paris no mês de dezembro e também contará com a participação do prefeito ituano.

Recentemente, o chefe do Executivo ituano também participou do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) 2015, que reuniu, entre 23 e 25 de setembro, mais de 1.500 participantes e 80 debatedores. Com o tema “Brasil mais eficiente, País mais justo”, o evento abordou assuntos como meio ambiente e sustentabilidade, mercado imobiliário e desenvolvimento urbano, formação de preços em obras públicas, concessões e PPPs.

O prefeito ituano participou do painel "Iniciativas Inovadoras para a Gestão de Resíduos" e falou sobre a parceria público privada desenvolvida em Itu e que vem obtendo constante destaque não só no Brasil, como também fora dele.

Destaque permanente

O modelo de coleta, transporte e tratamento dos resíduos sólidos implantado em Itu também foi mostrado, em março deste ano, no seminário sobre Alternativas para Gestão de Resíduos Sólidos, realizado em Canela, no Rio Grande do Sul.

Tuíze mostrou a frota de caminhões movidos por biodiesel e os equipamentos de limpeza urbana de última geração trazidos para o município, como as mini varredeiras mecânicas e a máquina capaz de retirar gomas de mascar grudadas no chão.

Comentários