Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Filme explica relação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica

"A Lei da Água" traz entrevistas com vários especialistas.

Filme explica relação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica
O filme apresenta as mudanças provocadas pelo Novo Código Florestal, aprovado em 2012

Dirigido por André D’Elia, da Cinedelia, e com produção executiva de Fernando Meirelles, da O2 Filmes, o documentário “A Lei da Água” – que teve sua pré-estreia realizada na Virada Sustentável 2014 – apresenta as mudanças provocadas pelo Novo Código Florestal, aprovado em 2012, e o impacto da legislação na preservação do meio ambiente e na produtividade da agricultura.

As opiniões diversas e os exemplos práticos reforçam o tema central do documentário: a relação delicada entre a preservação das florestas, a produção de alimentos e a saúde dos nossos recursos hídricos. O filme dá voz a agricultores e especialistas, apresenta técnicas agrícolas sustentáveis bem sucedidas e casos onde a degradação ambiental exacerbada impede a continuidade de qualquer tipo de cultivo ou criação de animais.

“A Lei da Água” conta ainda com a colaboração de cientistas e parlamentares que apoiam a Ação Direta de Inconstitucionalidade do novo Código Florestal no Supremo Tribunal Federal, e assume um compromisso com a sociedade brasileira ao mostrar como a lei ambiental afeta a vida de cada cidadão.

Entre os entrevistados, Raul Silva Telles do Valle, advogado e ambientalista do Instituto Socioambiental; Antônio Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Blairo Maggi, senador e empresário; Ivan Valente, deputado; Mário Mantovani, diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica; Omar Bitar, geólogo; José Sarney Filho, advogado e político; Alceo Magnanini, engenheiro agrônomo e consultor ambiental.

A produção é uma parceria do Instituto Socioambiental - ISA, Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), WWF, Fundação SOS Mata Atlântica e da Bem-Te-Vi Diversidade. A produção é da Cinedelia, em coprodução com a O2 Filmes.

Leve o filme para sua cidade

Os idealizadores estão construindo uma rede colaborativa para levar o filme a várias cidades do Brasil. Caso você tem interesse em exibir “A Lei da Água” e organizar um cinedebate junto a sua organização social, universidade, escola, movimento social, coletivo etc., basta entrar em contato através do formulário neste link.

Comentários