Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Evento "Fala Sampa 2015" reúne profissionais de Itu

Grupo participou da organização e programação do evento.

Crédito: SoulFrame Evento "Fala Sampa 2015" reúne profissionais de Itu
Mandala viva verde

Dois dias intensos de diálogos, atividades interativas lúdicas, arte, círculos de trocas e rodas de conversas sobre expressões e movimentos que já estão acontecendo e transformando a cidade de São Paulo. Essa foi a ideia do evento-espaço "Fala Sampa 2015", que ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto, dentro da programação da Virada Sustentável. A edição deste ano, que ocorreu no Parque da Água Branca, contou com o trabalho especial de um grupo de Itu, integrando a organização e a programação do encontro.

Confira o álbum de fotografias do evento!

Evento "Fala Sampa 2015" reúne profissionais de Itu

Na manhã de 29 de agosto, a diretora do Itu.com.br e focalizadora, Deborah Dubner, convidou os paulistanos e turistas para uma Roda de Dança Circular que teve como cenário a natureza exuberante do Bambuzal.

“Fiquei feliz de levar um pouco do meu trabalho realizado semanalmente no Bosque Alceu Geribello, em Itu, para o Parque da Água Branca, em São Paulo. Focalizar em parques é uma experiência única. A nossa Roda do Bosque em Itu tem grande importância para todos que participam dela, principalmente porque o verde que nos cerca enche os olhos e a alma de alegria e conexão com a vida. No maravilhoso bambuzal da Água Branca, a sensação foi a mesma: pura gratidão por poder testemunhar tanta beleza e dançar na sombra em dia de sol", conta.

Para realizar a ação, Deborah teve o apoio de grandes amigas da roda de São Paulo, em especial de Beatriz Esteves, que cuida da roda deste parque há 26 anos. “Unir nossas rodas para além do tempo e do espaço é uma das grandes dádivas que vivenciamos. Não há fronteiras ou distância, há apenas as mãos dadas em um propósito comum”, explica.

Evento "Fala Sampa 2015" reúne profissionais de Itu

No mesmo horário, o consultor de Mídia Social na Educação, proprietário da Cybermind Comunicação Interativa e idealizador do projeto Municípios Digitais, Alan Dubner, participou de um diálogo sobre a questão da água, que convidou os cidadãos para uma conversa franca sobre o assunto.

Como um dos organizadores do evento, ele pilotou todas as rodas de conversa no sábado, trazendo profissionais de primeira linha na área de educação e economia. "Veio gente de várias competências para trocas que foram excepcionais e que vão inclusive gerar um livro sobre a Nova Educação. Fiquei muito feliz se ser uma das participantes, e aprendi muito!", afirma Deborah.

Evento "Fala Sampa 2015" reúne profissionais de Itu

O arquiteto e artista plástico ituano, Paulo Lara, levou ao Fala Sampa um desenho exclusivo e compartilhou com os participantes do evento a sensação de colorir uma obra. Quem passou em frente ao Espaço de Leitura pôde escolher uma cor e pintar a grande tela do artista, produzindo assim um lindo painel colaborativo. O resultado será exposto num espaço público a ser definido. "Quem passava não conseguia ir adiante, precisava parar para apreciar", lembra Deborah.

Evento "Fala Sampa 2015" reúne profissionais de Itu

Em 2015, o Fala Sampa contou com o trabalho de produção do Motirõ Cultural, empresa especializada em gestão de Projetos Culturais e Sociais. A equipe, formada pelas ituanas de coração, Sabrina Souli e Maitê Velho Domingues, auxiliou em cada detalhe, garantindo o sucesso do evento. "Amar o que faz, fazer com verdade, curtir como se fosse a primeira vez, ter orgulho de trabalhar com equipe do Bem, transformar vidas, sentir a Mãe Natureza abençoando.....realmente não tem preço", relata Maitê.

O registro deste grande manifesto ficou a cargo da Produtora de Audiovisual de Itu, SoulFrame, que utilizou toda sua criatividade para capturar imagens incríveis do projeto.

"O pessoal da Motirõ foi demais, nos apoiando em tudo o que precisamos, sempre com tranquilidade e sorriso no rosto. E os meninos da Soulframe deram um show de profissionalismo através do olhar poético, estético e técnico. As fotos ficaram maravilhosas!", finaliza Deborah.

Comentários