Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Estudantes participam de ação educativa ambiental no Cea Villa

Visita da E.E. "Antonio Berreta" integra a Semana da Árvore.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu Estudantes participam de ação educativa ambiental no Cea Villa
Alunos observam maquete que demonstra os malefícios do desmatamento

Na manhã de 22 de setembro, alunos do 1º ano do Ensino Médio Integral da Escola Estadual “Antonio Berreta”, participaram da oficina “Conhecendo a Mata Atlântica”, que aconteceu no Centro de Educação Ambiental (Cea) Villa. Na ocasião, eles aprenderam sobre o bioma da mata Atlântica que está ameaçado e a importância da preservação das florestas ao redor de rios e nascentes.

As explicações foram feitas por meio de uma maquete, que demonstra os malefícios do desmatamento, e tem de um lado do rio a mata preservada e do outro não. Durante uma chuva, onde há preservação a água desce devagar em direção ao rio, já onde não há a água desce rapidamente causando deslizamentos e aumento rápido do nível.

A visita integrou as aulas de Matérias Diversificadas (eletiva) e o Projeto Pharmática. Os adolescentes foram acompanhados das professoras Rose Dutra, de matemática e Edna Zanoni, de biologia. “Os alunos precisam dessas atividades práticas. As disciplinas contemplam o tema Meio Ambiente, mas vindo ao Cea Villa eles podem visualizar e praticar o que aprendem, eles tinham o conteúdo, mas não tinham a prática, isso facilita o entendimento”, comenta a professora Rose.

Os alunos também conheceram o espaço do Cea Villa e fizeram o plantio de sementes de árvores nativas como Paineira e Guapuruvú, utilizando composto orgânico produzido no local.

Essas atividades integram a Semana da Árvore 2015, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de 15 a 25 de setembro, com atividades gratuitas para toda população. Confira a programação completa da Semana da Árvore na cidade, clicando aqui!

Comentários