Sustentabilidade

Publicado: Segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Dança Circular no Parque Ecológico Taboão abre as rodas de 2016 em Itu

Roda gratuita ocorre no dia 19/01 (terça), das 10h às 11h30.

Crédito: itu.com.br Dança Circular no Parque Ecológico Taboão abre as rodas de 2016 em Itu
Em janeiro de 2015 uma Roda de Gratidão no Parque do Varvito iniciou o ano, com participantes de várias cidades da região

No dia 19 de janeiro (terça-feira), das 10 às 11h30, haverá uma Roda Aberta de Dança Circular com a focalizadora Deborah Dubner, no Parque Ecológico Taboão, que pela primeira vez acolherá as Danças Circulares. O evento gratuito abrirá as rodas de Dança Circular Sagrada no ano de 2016 em Itu, com o tema da Gratidão. “Quando começa o ano, normalmente as pessoas têm o hábito de fazer pedidos para se realizarem. Assim como fizemos no últimos dois anos, nós começaremos fazendo o inverso: agradecendo, de mãos dadas, no ritmo coletivo, honrando tudo o que somos, ampliando o nosso olhar para o belo” , destaca a focalizadora. Para participar não é necessário ter experiência anterior e nem se inscrever, basta chegar no horário e entrar na roda. Se chover a roda acontecerá em um local fechado dentro do parque.

Danças Circulares

O principal enfoque na Dança Circular não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência e cuidar de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória, além de entrar em contato com uma linguagem simbólica.

Dançar em roda é uma das práticas mais antigas da humanidade. As Danças Circulares Sagradas, ou Danças dos Povos, resgatam essa prática ancestral, através de músicas e danças regionais e folclóricas dos diversos povos, conectando as pessoas de forma lúdica e harmoniosa. As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos.

O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes. De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, que no início da década de 90, chegaram ao Brasil e se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos.

A atividade é recomendada para aliviar estresse e promove em poucos minutos de dança uma sensação de bem estar, alegria e relaxamento. Ao mesmo tempo em que pode ser vista apenas como uma atividade lúdica e de lazer, é também um exercício que traz profundidade e espiritualidade, gerando um sentimento de esperança e conexão. Para saber mais visite o site www.dancacircular.com.br.

Danças Circulares em Itu

Nos últimos anos, as Danças Circulares Sagradas em Itu têm ganhado visibilidade, atraindo cada vez mais pessoas de todas as idades e experiências. Fruto de uma parceria com a Prefeitura de Itu, através da Secretaria do Meio Ambiente, existe desde março de 2012 uma Roda Aberta Semanal gratuita no Bosque Alceu Geribello, que vem ganhando cada vez mais adeptos, com crianças, homens e mulheres, jovens e adultos, formando uma grande corrente de diversidade.

Esta mesma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente também tem possibilitado vários eventos de Dança Circular no Parque Geológico do Varvito, com focalizadores de outras cidades que vem a Itu para oferecer cursos de Dança Circular. Há muitos anos, os cursos em vários espaços de Itu têm atraído centenas de pessoas de outras cidades próximas ou distantes. Ampliando a parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, este ano as Danças Circulares vão girar pela primeira vez no Parque Ecológico Taboão.

Além da Roda semanal no Bosque, Deborah Dubner focaliza semanalmente para um grupo de adultos às quintas-feiras de tarde, em um salão. Para participar é necessário fazer inscrição prévia e há um custo mensal.

As crianças do Centro Educacional Madre Maria Teodora também usufruem desta atividade educativa e transformadora, desde fevereiro de 2011, ano em que a focalizadora iniciou um trabalho voluntário de duas horas semanais.

Sobre a focalizadora

Deborah Dubner é psicóloga (PUC-SP) e Focalizadora com curso de Formação Básica em Focalização e Curso de Aprofundamento com Renata C. Lima Ramos (TRIOM-SP). É Especialista em Danças Circulares pela Unipaz Campinas. Já participou de dezenas de cursos com focalizadores internacionais e brasileiros. Atua como focalizadora de Danças Circulares desde 2009, nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, cultura e promoção social com crianças, jovens e adultos. É criadora do portal www.dancacircular.com.br e autora dos livros "Dançando a Vida: Jornada de aprendizagem nas rodas de Dança Circular Sagrada" (2014) e "O Poder da Dança Circular - Terapêutico e Integrativo" (2015).

Parque Ecológico Taboão

O Parque Ecológico Taboão foi inaugurado em 20 de março de 2015, como mais uma alternativa de cidadania ambiental na cidade de Itu. Possui 41 mil m² metros e conta com quatro áreas de lazer, administração, centro de referência em sustentabilidade, estação para ginástica, pista de caminhada e playground.

O local abriga também a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os Departamentos de Fiscalização Ambiental e de Educação Ambiental, um viveiro e um Centro de Referência em Sustentabilidade, que está ligado ao Departamento de Educação Ambiental e tem realizado capacitações, palestras, cursos, oficinas e reuniões na área ambiental.

Serviço

Dança Circular Sagrada: Boas Vindas a 2016 - Roda de Gratidão
Data: 19 de Janeiro (terça-fera)
Hora: 10h às 11h30
Local: Parque Ecológico Taboão - Rua Itu 400 ano, 77 - Bairro Itu Novo Centro
Focalizadora: Deborah Dubner
Evento Gratuito, não necessita de inscrição prévia.
Estacionamento: É indicado parar no estacionamento da prefeitura próximo à academia ao ar livre e descer a pista de caminhada a direita. Há poucas vagas no próprio local. É bem perto e a caminhada é bonita.
Apoio: Prefeitura Municipal de Itu, através da Secretaria do Meio Ambiente

Comentários