Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 27 de novembro de 2015

COP 21 em Paris - Líderes mundiais discutirão mudanças climáticas

Conferência ocorre de 30 de novembro a 11 de dezembro.

COP 21 em Paris - Líderes mundiais discutirão mudanças climáticas
A COP reúne-se todos os anos para tomar decisões relativas à implementação da Convenção e para combater as alterações climáticas

Líderes mundiais estarão reunidos, pela última vez nesta década, para definir como os países enfrentarão as mudanças climáticas. Durante a Conferência do Clima (COP 21), realizada em Paris, os governantes apresentarão soluções para combater uma catástrofe climática global e impedir o aquecimento acima dos 2ºC, limite que os cientistas dizem ser o teto para evitar catástrofes climáticas irreversíveis.

A 21ª edição do evento acontece de 30 de novembro a 11 de dezembro, e promete ser marcante para o futuro do planeta. Estarão reunidas delegações de mais de 190 países dos Estados Partes da Convenção - Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). A Conferência deverá ser uma grande discussão, onde países apresentarão seus números, debaterão suas propostas, revisarão implementações para, enfim, firmar um acordo mundial.

COP 21 em Paris - Líderes mundiais discutirão mudanças climáticas

O Brasil na COP 21

O negociador-chefe da comitiva brasileira, José Antonio Marcondes Carvalho, anunciou que o país espera que seja firmado um acordo "robusto" na COP21. “Não é posição do governo sairmos da COP com um acordo apenas minimalista, superficial, declaratório, em que definições e decisões necessárias e imperativas sejam adiadas”, disse.

Entre as metas que devem ser apresentadas pelo Brasil, durante o encontro em Paris, está a redução em 37% das emissões de gases do efeito estufa do país até 2025 e em 43% até 2030. E também a restauração de 12 milhões de hectares de florestas, e a expansão do uso de fontes renováveis (excluída a energia hídrica) em sua matriz energética de 28% para 33%, ambas até 2030.

O Brasil pretende ainda defender o aumento dos recursos destinados anualmente a ações para a mudança do clima, e propor um reforço de US$10 bilhões ao Fundo Verde para o Clima.

COP 21 em Paris - Líderes mundiais discutirão mudanças climáticas

Itu na COP 21

O modelo de gestão de resíduos sólidos de Itu será apresentado na França, durante a programação da COP 21. De acordo com a agenda do evento, o prefeito Antonio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze) será o palestrante do dia 3 de dezembro, no painel de debates sobre sustentabilidade, levando a experiência implantada na cidade por meio de uma Parceria Público Privada (PPP). Leia mais!

COP 21 em Paris - Líderes mundiais discutirão mudanças climáticas

A COP

A Conferência do Clima de Paris é oficialmente conhecida como a 21ª Conferência das Partes (ou "COP") da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (CQNUAC), que é o órgão das Nações Unidas responsável pelo clima e cuja sede fica em Bonn (Alemanha). Na Conferência também se realizará a 11ª Reunião das Partes do Protocolo de Quioto.

A COP reúne-se todos os anos para tomar decisões relativas à implementação da Convenção e para combater as alterações climáticas. A COP21 terá lugar ao mesmo tempo que a CMP11, a 11ª reunião das Partes do Protocolo de Quioto, que supervisiona a implementação do Protocolo de Quioto e as decisões tomadas para aumentar a sua eficiência.

COP 21 em Paris - Líderes mundiais discutirão mudanças climáticas

Mobilização Mundial pelo Clima em São Paulo

Em 29 de novembro (domingo), um dia antes do início da COP 21, a Mobilização Mundial pelo Clima em São Paulo reunirá milhares de pessoas na Av. Paulista, onde as organizações oferecerão atividades culturais e educativas relacionadas à questão climática e seguirão em passeata até o Parque Ibirapuera. Leia mais!

COP 21 em Paris - Líderes mundiais discutirão mudanças climáticas

Dançando pelo Clima

O Movimento das Danças Circulares também se manifestará neste domingo, 29 de novembro, para apoiar e fortalecer as ações pró-clima. O Parque da Água Branca, em São Paulo, sedia o "Dançando pelo Clima", das 10h às 12h.  O evento é aberto à todos e tem organização de Deborah Dubner, Frances Rose e Estela Gomes. Leia mais!

Comentários