Sustentabilidade

Publicado: Segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí aprova reforma do estatuto

Mudança foi feita em assembleia realizada em Salto.

Crédito: Daniel Assis de Alcântara/Prefeitura de Itu Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí aprova reforma do estatuto
Itu, Cabreúva, Indaiatuba e Salto são as cidades envolvidas no Consórcio

Em assembleia geral ordinária ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 31 de julho, em Salto, o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirpi) aprovou o procedimento para estudos de modelagem econômico-financeira para viabilizar o empreendimento Barragem do Ribeirão Piraí e o encaminhamento da reforma do estatuto.

Isso foi feito para incluir a possibilidade de Parceria Público Privada (PPP), que pretende viabilizar as obras da barragem para captação de água bruta além de compromissos de projetos ambientais que irão ampliar a oferta de água para as cidades de Itu, Cabreúva, Indaiatuba e Salto.

Participaram deste encontro o prefeito de Itu, Antonio Tuíze, de Cabreúva, Henrique Martin, que também exerce a Presidência do Conirpi, representante dos prefeitos de Salto e Indaiatuba, Paulo Takayama e Nilson Alcides Gaspar, que são presidentes do SAAE destas duas cidades, além do deputado federal Herculano Passos, representante do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o economista Gabriel Galipolo e ainda membros do consórcio e servidores municipais de todas as cidades consorciadas.

O superintendente da Agência Reguladora de Itu (AR-Itu), Maurício Dantas, apresentou um resumo sobre as possibilidades da PPP, demandas administrativas e financeiras a serem absorvidas pela organização privada e cronologia das ações que poderão trazer mais celeridade para a obra.

Esta possibilidade nasceu após reunião ocorrida em Brasília entre os prefeitos dos quatro municípios e o ministro Kassab, realizada em março passado. A mudança do estatuto do consórcio para incluir a possibilidade de PPP deverá ser encaminhada às Câmaras Municipais das cidades envolvidas em breve.

Comentários