Região

Publicado: Quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Comissão é formada para prevenir água preta em 2015

Grupo contempla técnicos da Cetesb e da Prefeitura de Salto.

Crédito: AI/Prefeitura de Salto Comissão é formada para prevenir água preta em 2015
Comissão técnica será formada nos próximos meses a partir de contatos da Prefeitura de Salto com o Diretor de Engenharia da Cetesb

Uma comissão técnica com representantes da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e da Prefeitura de Salto será formada para prevenir o fenômeno da água preta no Rio Tietê em 2015. A proposta foi apresentada ao prefeito Juvenil Cirell, pelo Secretário Estadual do Meio Ambiente, Rubens Naman Rizeck Junior, durante audiência na tarde de 23 de dezembro.

O encontro, intermediado pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT), contou também com a presença do presidente da Cetesb, Engenheiro Otavio Okano, técnicos da Companhia Ambiental, do Secretário Municipal de Meio Ambiente de Salto, João De Conti Neto, do presidente da Câmara Municipal de Salto, Willhes Gomes da Silva, e dos vereadores Agnaldo Ribeiro Soares, Edemilson Pereira dos Santos, Vanderlei Lobinho e Luzia Vidal.

Para o Secretário Rubens Rizeck a água preta foi um fenômeno natural. Segundo ele, a Cetesb tem uma estação fixa de monitoramento em Pirapora do Bom Jesus, que confere o nível de poluição do Rio Tietê 24 horas por dia. “De vez em quando essa estação registra anomalias, dispara um alarme e a Cetesb corre verificar o que é, mas não foi o caso desse fenômeno”, afirmou Rizeck. “Não é verdade que o lodo que apareceu em Salto é uma mancha que veio da capital”, completou.

O Secretário também informou à comitiva saltense sobre o laudo dos exames feitos em peixes coletados no Córrego Do Ajudante, de onde foram retiradas 40 toneladas de peixes mortos após o fenômeno da água preta no Tietê. “A análise da Cetesb nos mostrou que o peixe não morreu intoxicado, mas sufocado”, afirmou Rizeck. “Eu lanço aqui um desafio à Cetesb para que pegue o caso de Salto e transforme num case, enfrentando e resolvendo esse problema, com direito a prêmio internacional por isso”, frisou o Secretário Estadual.

O prefeito Juvenil Cirelli afirmou que a Prefeitura está disposta a tomar todas as medidas possíveis para lutar contra a repetição do fenômeno no ano de 2015. “Tratamos esgoto, temos um aterro sanitário que é exemplo para outros municípios, retiramos toneladas de resíduos das margens do Rio, recuperamos o selo Município Verde e Azul e não podemos mais deixar que o nosso Município continue sendo vitimado por coisas como essa que aconteceu”, salientou Cirelli.

O deputado Hamilton Pereira também demonstrou confiança na parceria estabelecida entre o Poder Público Estadual e Municipal. “Acho que é perfeitamente possível ser apontada uma medida preventiva já que se trata de um fenômeno sazonal”, afirmou o parlamentar. “É possível entregar à população de Salto uma outra situação”, concluiu.

A comissão técnica será formada nos próximos meses a partir de contatos da Prefeitura de Salto com o Diretor de Engenharia da Cetesb, Carlos Roberto dos Santos. Na oportunidade também foi solicitado à Cetesb para que cobre da EMAE (Empresa Metropolitana de Água e Esgoto) maior frequência na limpeza da barreira física construída próxima à Central Hidroelétrica Porto Góes.
 

Comentários