Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Clique uma árvore

Conheça o projeto Clickarvore.com.br.

Crédito: site clickarvore.com.br Clique uma árvore
O Clickarvore viabilizou o plantio de mais de 22 milhões de mudas de espécies nativas, utilizadas para restaurar 13 mil hectares de Mata Atlântica

Por Deborah Dubner

Antigamente, para plantar uma árvore, a gente tinha que ir ao local, colocar a mão na terra, preparar o solo para acolher a semente ou muda, e plantar. Com o desenvolvimento da tecnologia... continua assim! Felizmente, apesar de tantas mudanças, plantar uma árvore continua sendo um convite insuperável para viver uma experiência única. Com as mãos na terra, olhamos uma semente e imaginamos que um dia ela poderá dar frutos, flores, sombra e gerar outras sementes. Dentro daquele pequenino ser de existência que estamos abrigando na terra fértil, podemos respirar o ciclo da vida.

E a Internet chegou também para ajudar. Atrás da tecnologia existem pessoas, grupos, ideais e ideias. Uma delas, pioneira com mais de 10 anos de vida, é o clickarvore.com.br, o quinto projeto da série Web do Bem.

Preparando a Terra

O programa Clickarvore nasceu de uma ideia aparentemente simples, do então diretor do Instituto Ambiental Vidágua, Rodrigo Agostinho: "Existem 5 milhões de internautas no Brasil: se uma parte deles resolvesse plantar árvores via internet, nós salvaríamos a Mata Atlântica. Com um clique!". Em parceria com a Vidágua e com o apoio do Grupo Abril e do Bradesco, a Fundação SOS Mata Atlântica transformou o sonho em realidade e, em 2000, lançou o site clickarvore.com.br

Honrando os ecossistemas

O Clickarvore só deu certo porque, desde o seu início trabalha em rede, num modelo de parcerias. Em sua primeira fase, o programa contou com a participação dos internautas, que abraçaram a causa da conservação da biodiversidade e restauração da Mata Atlântica e se dedicaram fortemente ao plantio de árvores. Também foi de importância fundamental a adesão do Bradesco Capitalização, cujo patrocínio levou o programa a níveis nunca imaginados por seus idealizadores.

E as mudas foram para o solo graças à  participação dos viveiros florestais que fomentaram a produção com base na diversidade e variedade regional e dos proprietários de terra, que por idealismo, necessidade ou vontade de se adequar às regras ambientais, vêm investindo na transformação das mudas doadas em corredores de biodiversidade e proteção para rios, nascentes, solos e encostas.

Plantando sementes

Os objetivos do Clickarvore são:

- Apoiar iniciativas locais de restauração de áreas, por meio do fomento e doação de mudas de espécies de árvores nativas da Mata Atlântica e informações técnicas para o seu plantio;
- Fomentar a coleta de sementes florestais e a produção de mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica;
- Contribuir na restauração de Áreas de Preservação Permantes (APPs); no controle dos processos erosivos e de assoreamento dos corpos d'água; e na formação de corredores biológicos entre os diferentes fragmentos de remanescentes florestais;
- Mobilizar a sociedade civil para participar de projetos de restauração florestal;
- Promover o empreendedorismo e a geração de trabalho e renda em viveiros florestais e nos processos de plantio das mudas nas propriedades rurais;
- Promover a capacitação de técnicos, especialistas, agentes comunitários, professores e mão de obra para trabalho com restauração florestal.

Restaurando sementes

A restauração florestal é a ciência, prática e arte de assistir e manejar a recuperação da integridade ecológica dos ecossistemas, incluindo um nível mínimo de biodiversidade e de variabilidade na estrutura e funcionamento dos processos ecológicos, considerando seus valores ecológicos, ambientais e sociais.

Para ser bem-sucedida, uma restauração florestal depende de vários fatores, como o preparo adequado da terra, o plantio correto, a distribuição equilibrada de espécies. Tudo isso contribui para a manutenção da área restaurada. Tudo isso é cuidadosamente contemplado no projeto clickarvore.com.br.

As propriedades contempladas são vistoriadas regularmente por profissionais da SOS Mata Atlântica, e, se, após 3 anos do plantio, for constatado uma fisionomia de floresta e uma dinâmica natural para a área em processo de restauração,  o proprietário rural poderá receber incentivos econômicos.  O objetivo é que o proprietário direcione o recurso  para  melhorias na própria propriedade, destacando a possibilidade de aliar a conservação e restauração florestal com a adequação ambiental das áreas rurais.

No primeiro edital desta nova fase do Programa Clickarvore foram aprovadas 27 propostas de projetos de restauração florestal, que contemplam os aspectos de conservação dos recursos hídricos, conectividade de fragmentos e área de refúgio para fauna, dentro das áreas de abrangências votadas pelos internautas.

Estes projetos somam as 300 mil mudas que foram distribuídas pelas áreas de abrangências proporcionalmente mais votadas pelos internautas. Para as áreas que não foram recebidas proposta equivalente ao número de votos foi direcionada parte das mudas para as regiões mais votadas.

Colhendo os frutos

Após 10 anos de trabalho, milhares de internautas puderam doar uma muda de árvore por dia e monitorar seu crescimento ao longo dos anos. Nesse período, o Clickarvore viabilizou o plantio de mais de 22 milhões de mudas de espécies nativas, utilizadas para restaurar 13 mil hectares de Mata Atlântica.

Além dos ganhos ambientais, o Clickarvore contribuiu, ainda, para a geração de trabalho e renda nas áreas onde estão localizados os viveiros e nas áreas restauradas, pela ampliação e diversificação do mercado de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Como participar

É possível participar de muitas maneiras. Inclusive, uma novidade que foi lançada a em 2010, é a possibilidade do internauta escolher a região do plantio, dentre as opções disponíveis.

Há também o programa de Mudas Pagas, uma maneira de apoiar iniciativas locais de restauração de áreas sem vegetação natural. As mudas podem ser compradas e os técnicos da Fundação SOS Mata Atlântica fazem o plantio, dentro das áreas selecionadas pelos editais, que são prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

Contato verde

Leia mais: www.clickarvore.com.br

Comentários