Sustentabilidade

Publicado: Terça-feira, 29 de janeiro de 2019

CIS realiza melhorias no abastecimento do Pirapitingui

Foi contratada construção de nova cabine de energia elétrica

Crédito: Divulgação/CIS CIS realiza melhorias no abastecimento do Pirapitingui
Com mais energia, equipamentos da ETA poderão ser utilizados em plena capacidade

Após meses de tratativas com a concessionária responsável, a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) contratou esta semana a construção da nova cabine de energia elétrica para a Estação de Tratamento de Água do Distrito do Pirapitingui. Ao término desta obra, os equipamentos no local poderão ser operados em capacidade máxima.

“Até hoje a ETA do Pirapitingui depende do Hospital [Doutor Francisco Ribeiro Arantes] para o abastecimento em energia elétrica, e com isso não podíamos operar em plena capacidade os equipamentos instalados. Regularizando o fornecimento de energia elétrica, a situação muda. O tratamento e a distribuição de água vão melhorar, reduziremos as perdas no tratamento e conseguiremos pressurizar melhor a rede, beneficiando principalmente o abastecimento das ruas mais altas do distrito”, destaca o superintendente da CIS, Vincent Menu.

Além de aprimorar as operações da ETA do Pirapitingui, Menu acrescenta que em breve o local receberá água de um novo manancial. “Pretendemos adotar um novo sistema para captarmos até 120 litros de água a mais por segundo para tratamento na estação. A obra está em fase de captação de recursos”, explica.

Atualmente a ETA do Pirapitingui é abastecida pela represa do São Miguel – que tem desassoreamento previsto para este ano, de acordo com o superintendente da CIS. “Com a nova captação e o desassoreamento do São Miguel teremos mais segurança hídrica para abastecer a população local mesmo em períodos de estiagem”, finaliza Menu. 

Comentários