Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 8 de novembro de 2018

CIS conclui primeira etapa do desassoreamento da Bacia do Gomes

Obra garantirá reservação de mais 30 milhões de litros de água bruta

Crédito: Divulgação/CIS CIS conclui primeira etapa do desassoreamento da Bacia do Gomes
Desassoreamento da primeira represa foi concluído e sua capacidade foi aumentada

Mais uma etapa de obras da Companhia Ituana de Saneamento (CIS) para garantir a tranquilidade do abastecimento de água da população foi concluída. No início do novembro, a autarquia finalizou o desassoreamento da primeira represa da Bacia do Gomes.

O processo envolveu a limpeza e remoção de areia, sedimentos e outros detritos acumulados no fundo das represas do sistema, de modo a permitir maior reservação de água. Foram extraídos 6 mil metros cúbicos de material sólido do local. Ou seja, a capacidade de armazenamento do manancial foi aumentada em 6 milhões de litros. O desassoreamento continuará agora na segunda represa. No total está previsto ampliar a reservação em 30 milhões de litros.

A Bacia do Gomes compreende três represas localizadas dentro do condomínio Campos de Santo Antônio, que oferecem suporte ao abastecimento na região central do município. São 50 litros de água por segundo que podem ser captados deste manancial.

"O trabalho da CIS se mantém constante e as obras avançam. No momento, estamos reformando a captação do Fubaleiro - a primeira captação de água da cidade de Itu. Também seguimos com os projetos de melhoria na bacia do São Miguel entre outras novidades que serão detalhadas em breve", destaca o superintendente da CIS, Vincent Menu.

Comentários